A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer voltada para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), revelou neste domingo (21) o primeiro protótipo em tamanho real do seu “carro voador” na Inglaterra. Segundo a empresa, as primeiras unidades das 2.900 unidades encomendadas começam a ser entregues em 2026.

Primeiro protótipo do carro voador da Embraer em tamanho real
A aeronave elétrica da Embraer será uma nova alternativa de mobilidade sustentável nas cidades. (Imagem: Divulgação/Embraer)

O que sabemos sobre o carro voador da Embraer

  • O “carro voador” da Embraer é um modelo “lift+cruise”. Isso significa que possui motores para deslocamento vertical e asas para deslocamento horizontal;
  • Com fabricação em Taubaté (SP), os primeiros EVE-100 estão previstos para serem entregues em 2026;
  • Segundo a Eve Air Mobility, um trajeto em Miami (EUA) que levaria 45 minutos de carro demoraria 15 minutos no EVE-100;
  • O EVE-100 tem oito hélices para decolagem e pouso e um motor elétrico para propulsão. A autonomia estimada é de 100 quilômetros — por isso, será usado especialmente para táxi aéreo urbano;
  • O “carro voador” poderá transportar até quatro pessoas e o piloto. Os pousos e decolagens ocorrerão em aeroportos e vertiportos (heliportos para aeronaves elétricas).
Primeiro protótipo do carro voador da Embraer em tamanho real
O protótipo foi produzido na instalação da Embraer em Gavião Peixoto (SP). (Imagem: Divulgação/Embraer)

Os primeiros testes de voo, previstos começarem em 2024, vão acontecer em três cidades brasileiras e uma nos Estados Unidos. São elas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Francisco.

publicidade

Leia mais:

A apresentação do protótipo aconteceu na 45ª edição do evento Farnborough Airshow. A Embraer planeja integrar o carro voador como um novo meio de transporte para trajetos curtos na cidade. A ideia é levar passageiros do centro até o aeroporto em minutos, por exemplo, sem emissão de CO₂.

publicidade

A previsão é que a planta nacional da Eve comece a operar em 2026 no interior de São Paulo, mesmo ano previsto para o início das entregas do carro voador.

Primeiro protótipo do carro voador da Embraer em tamanho real
Primeiro protótipo do carro voador em tamanho real foi apresentado na 45ª edição do evento Farnborough Airshow, na Inglaterra. (Imagem: Divulgação/Embraer)