(Imagem: Jenson/Shutterstock)
A expectativa era que o mundo (leia-se: consumidores) iriam aderir em peso à transição de carros a combustão para carros elétricos. Na realidade, não foi bem assim. E montadoras estadunidenses perceberam. Após injetarem bilhões de dólares na corrida dos EVs, agora elas recuam nos planos de investimento.
Modelos caros e dificuldades em carregá-los em viagens longas estão entre os motivos do desencanto dos consumidores em relação aos carros elétricos. Resultado: o crescimento das vendas caiu nos últimos 12 meses nos EUA. Sinal de alerta aceso, pé tirado do acelerador. As informações são do New York Times.
Recentemente, a Ford informou que iria reequipar uma fábrica no Canadá para fabricar caminhonetes de grande porte. Antes, o plano era produzir SUVs elétricos nesta unidade.
A decisão da Ford veio logo após a General Motors (GM) anunciar a expectativa de fabricar de 200 mil a 250 mil carros e caminhões elétricos em 2024. A expectativa original era de 250 mil a 300 mil.
GM e Ford divulgaram, alguns anos atrás, que esperavam fabricar mais de um milhão de veículos elétricos por ano. Mas a CEO da GM, Mary T. Barra, disse recentemente que levaria mais tempo do que o planejado para atingir esse patamar. O motivo? Crescimento lento das vendas de EVs.
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Também houve mudanças de planos na Tesla, fabricante de carros elétricos de Elon Musk. Com queda de 6,6% nas suas vendas globais no primeiro semestre de 2024, a empresa desacelerou seus planos de construir uma fábrica no México na Índia.
Além disso, as regulamentações automotivas podem mudar bastante nos EUA se o ex-presidente Donald Trump se reeleger em 2024. Isso porque Trump prometeu desfazer diversas políticas aprovadas pelo atual presidente, Joe Biden. Entre elas, as que incentivam o uso de carros elétricos.
Esta post foi modificado pela última vez em 22 de julho de 2024 21:15