Todo universo Game of Thrones gira em torno de um único objetivo: o Trono de Ferro. Em House of the Dragon (A Casa do Dragão), série derivada que nos leva mais de 100 anos antes da obra original para mostrar detalhes da dinastia Targaryen, a primeira cena, inclusive, já resume bem toda a raiz das polêmicas e conflitos: sempre a escolha de um novo rei! 

A produção começa com a designação de um sucessor para Jaehaerys I Targaryen, neto de Aegon, o Conquistador (precursor da família). Não por coincidência, a história está sendo adaptada a partir daí, já que seu reinado foi considerado um dos melhores de Westeros — ele ficou conhecido como O Conciliador, O Sábio e, mais tarde, O Velho Rei, já que governou por muito tempo (55 anos). 

publicidade
Imagem: Michael Carter como Jaehaerys I Targaryen/HBO (A Casa do Dragão)

House of the Dragon: quem foi o melhor rei Targaryen? 

Quarto rei Targaryen no Trono de Ferro, o reinado de Jaehaerys I foi marcado por estabilidade política, prosperidade econômica e paz nos Sete Reinos, muito disso devido às reformas por ele implementadas.

Considerado sábio para além de sua idade — ele ascendeu ao trono com 14 anos — ele falava com justiça, era aberto e considerado tão cavalheiro quanto corajoso. Um dos seus maiores feitos foi a abolição da lei do direito à primeira noite, que dava a lordes o poder de se deitarem com as mulheres de seus vassalos no dia do casamento delas — disso nasciam os bastardos, mais tarde chamados de sementes do dragão.

publicidade

Vale lembrar que Jaehaerys I ascendeu ao trono após o duro reinado de Maegor I (seu tio), filho de Aegon, o Conquistador. Maegor era habilidoso com a espada e alimentava contendas e competições, o que gerou diversos conflitos entre os reinos. Foi ele quem conseguiu incluir na Fé dos Sete (religião dominante entre os reinos) o casamento entre Targaryens (incesto), alegando que a família era pura e superior. Ele ficou conhecido como O Cruel.

A ordem dos reis que sentaram no Trono de Ferro até House of the Dragon é:

  1. Aegon I, O Conquistador;
  2. Aenys I Targaryen (filho);
  3. Maegor I Targaryen, O Cruel (filho);
  4. Jaehaerys I Targaryen, O Conciliador (neto);
  5. Viserys I Targaryen, O Pacificador (bisneto).

Leia mais!

publicidade

Vale pontuar que, além de Jaehaerys I, outros reis de Westeros também se destacaram pelo bom governo. É o caso do próprio Aegon, O Conquistador, embora haja ressalvas devido à mudança de governo e inseguranças dos reinos em serem unificados, o que gerou rebeliões. Viserys I, O Pacificador, Aegon V, O Improvável e Daeron II, O Bom, também se destacaram como bons governantes.

Não podemos também, claro, falar dos melhores reis Targaryen sem citar alguns dos piores — o que me parece ser bem mais fácil. Assim, entre eles estão: Maegor I, O Cruel, Aegon II, O Usurpador, Aegon IV, O Indigno, e Aerys II, O Rei Louco — o início deste reinado foi tranquilo, mas o quadro de insanidade do monarca o tornou um nobre rebelde e cruel.

publicidade
Imagem: Paddy Considine como Rei Viserys I/HBO

Quem fica no Trono de Ferro após Jaehaerys I Targaryen? 

Quando Jaehaerys I perece — ele morre após adoecer durante um levante dos membros da Fé contra a prática de incesto da família Targaryen — quem ascende ao Trono de Ferro é o já conhecido Viserys I Targaryen, seu filho mais velho. Seu reinado também ficou conhecido como pacífico — embora as sementes da Dança do Dragão tenham sido plantadas durante seu governo. 

Após sua morte, já sabem: é irmão contra irmão, Rhaenyra (Pretos) e Aegon II (Verdes), e dragão contra dragão: a Dança dos Dragões. Confira aqui mais sobre a trajetória dos dragões!