O apagão cibernético que ocorreu na última sexta-feira (19) ainda causa cancelamentos de voos mundo a fora. Por exemplo, a Delta Air Lines – empresa que mais tem enfrentado dificuldade para se recuperar da pane – cancelou mais de 500 voos só na manhã desta segunda-feira (22).

No domingo (21), a Delta cancelou cerca de 1,3 mil voos, aproximadamente o mesmo número dos dois dias anteriores. E atrasou outros 1,6 mil, segundo o site de rastreamento de voos FlightAware. Os cancelamentos representaram cerca de um terço de seus voos programados, segundo o New York Times.

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O diretor executivo da Delta, Ed Bastian, pediu desculpas aos clientes num comunicado publicado no domingo. “Cancelar um voo é sempre nosso último recurso”, disse ele.

Algumas companhias aéreas têm tido mais dificuldade para se recuperar do apagão cibernético do que outras (Imagem: Zadiraka Evgenii/Shutterstock)

Apagão cibernético acertou em cheio as companhias aéreas

Entre os setores afetados pelo apagão cibernético, o de viagens aéreas foi um dos principais. Nos EUA, a atualização defeituosa da CrowdStrike obrigou Allegiant Air, American Airlines, Spirit Airlines e United Airlines a cancelarem voos, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

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(O Olhar Digital trouxe a repercussão do impacto do apagão cibernético entre companhias aéreas que atuam no Brasil.)

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Apagão cibernético afetou ferramentas usadas para rastrear tripulações de voos (Imagem: Leisure Session/Shutterstock)

No caso da Delta Airlines, a falha – que causou uma onda global de “tela azul da morte” em computadores com Windows – afetou uma das ferramentas relacionadas ao rastreamento de tripulações, explicou o diretor executivo.

Este tipo de software ajuda companhias aéreas a programar e rastrear seus pilotos e comissários de bordo. Quando funciona, é uma ferramenta crucial. Quando é afetada por um apagão cibernético, como ocorreu na sexta, pode deixar todo mundo de castigo nos aeroportos.