Nós do Olhar Digital já escrevemos centenas de textos sobre os veículos elétricos. E há um consenso entre especialistas sobre a principal vantagem que os EVs possuem sobre os veículos tradicionais: eles poluem menos.

Isso não significa, porém, que os grandes vilões do negócio sejam necessariamente os motores a combustão. E é aqui que a conversa fica mais complexa. O vilão de verdade é a poluição.

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Sim, os motores que são maioria hoje poluem mais do que as baterias. Mas e se esses motores passarem a poluir menos? E se os modelos híbridos movidos a etanol forem uma alternativa melhor que os EVs atualmente? São questões importantes, ainda mais levando em consideração o momento no qual vivemos, em que os elétricos ainda não estão consolidados.

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As grandes marcas do mundo todo fazem ou já fizeram as mesmas indagações. Algumas apostam todas as fichas nos EVs. Outras nem tanto… A Toyota, por exemplo, que lidera ‘ano sim, ano não’ em número de vendas globais, parece não ter abandonado completamente os modelos tradicionais.

A montadora japonesa está trabalhando em uma nova linha de motores a combustão que prometem ser muito mais eficientes do que os atuais. Nas palavras do diretor de tecnologia da empresa, Hiroki Nakajima, o projeto pode “mudar as regras do jogo” e colocar os motores clássicos de novo no páreo.

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Toyota
Marca japonesa figura anualmente na lista das empresas que mais vendem carros – Imagem: Ovu0ng / Shuttetstock

O que os novos motores têm de diferente?

  • A primeira vantagem, segundo a Toyota, é que eles são de 10% a 20% menores que os motores atuais.
  • O tamanho ajuda na redução de peso e permite que os carros tenham uma linha de capô mais baixa, o que melhora a aerodinâmica.
  • Somando esses dois elementos, temos uma economia de combustível considerável.
  • Outra mudança está no número de cilindros, que vai passar de 3 para 4.
  • O grande diferencial, porém, diz respeito à eficiência térmica.
  • Ou seja, mais energia será convertida em movimento e menos será perdida como calor.
  • A marca japonesa ainda não divulgou números sobre esse aspecto.
  • O que sabemos é que a montadora trabalha em parceria com as concorrentes Mazda e Subaru e já tem três novos modelos de motores: 1.5 aspirado, 1.5 turbo e 2.0 turbo.
  • A ideia é que eles comecem a equipar os carros a partir de 2027, mas os testes já começaram.
  • Um vídeo divulgado no canal da Toyota Times mostra o comportamento da novidade na pista:
  • Eu não entendo nada de japonês, mas eles parecem satisfeitos com o resultado – e o barulho do motor está impecável!

O que a Toyota já disse sobre o futuro

Essa iniciativa da Toyota indica que a marca abandonou completamente os carros elétricos? A resposta é não. A vida, aliás, não é só preto e branco – uma coisa ou outra. Existem muitos tons de cinza nesse meio.

Em um resposta enviada com exclusividade ao Olhar Digital, a montadora já disse, no mês passado, que trabalha, sim, pela eletrificação dos veículos.

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A marca, no entanto, deixa claro que sua prioridade é a descarbonização – e que vai buscar esse objetivo de acordo com cada mercado global. No Brasil, a empresa vê o etanol como um caminho seguro, sustentável e possível.

“A nossa intenção é ter ao menos uma versão eletrificada de cada modelo produzido no país até 2025. No entanto, entendemos que a comercialização de veículos híbridos ou elétricos varia conforme a infraestrutura e demanda de cada mercado. Nosso compromisso é com a descarbonização, afinal, o inimigo é o carbono e não o motor a combustão”, escreveram os japoneses.

O etanol brasileiro é um dos combustíveis que menos poluem – Imagem: ThamKC/Shutterstock

“Acreditamos no potencial do Brasil para se destacar globalmente na descarbonização, especialmente com o etanol, impulsionando não apenas a sustentabilidade, mas também o progresso social e econômico. A tecnologia híbrida flex, da qual somos pioneiros, é um exemplo de como podemos oferecer opções de mobilidade sustentável adequadas às necessidades de cada região. O etanol de cana-de-açúcar é um dos biocombustíveis com a menor pegada de carbono do mundo. Uma solução limpa e renovável, e que é realidade no Brasil”, concluiu a Toyota.

Reportagem feita com informações do Motor1.