Uma tábua gravada em escrita cuneiforme com um recibo de compra mais antigo do mundo foi descoberta por arqueólogos na Turquia. O documento remonta ao século XV a.C. e registra a compra de muitos móveis de madeira, revelou o Ministério da Cultura e Turismo do país.

Os pesquisadores encontraram a relíquia em um antigo sítio localizado na cidade velha de Alalah, no sul da Turquia, onde trabalhadores encontraram a tábua por acaso durante obras de após um terremoto.

publicidade

O que se sabe sobre o recibo de compra mais antigos do mundo

  • O cuneiforme é o mais antigo sistema de escrita conhecido no mundo. Foi desenvolvido há cerca de 5.500 anos;
  • A escrita impressa na argila foi adotada por diversas culturas, como os babilônios, assírios e sumérios, cada um com a sua própria língua;
  • Segundo o Ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Mehmet Ersoy, o recibo de compra recém-descoberto parece ter sido escrito em acadiano, a língua franca do Império mais antigo do mundo.
  • Existindo por pouco mais de um século, o Império Acadiano tinha sua capital em um local desconhecido ao longo das margens do Rio Eufrates, no leste da Turquia;
  • Seu dialeto agora extinto era a mais antiga das línguas semíticas — que incluem o hebraico e o árabe.
Recibo recém-descoberto pode ter sido escrito em acadiano, a língua franca do Império mais antigo do mundo.
Recibo recém-descoberto pode ter sido escrito em acadiano, a língua franca do Império mais antigo do mundo. (Crédito da imagem: Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia)

Linguistas estão trabalhando para decifrar o texto, cujas primeiras linhas documentam a venda e compra de inúmeras cadeiras, mesas e bancos, juntamente com informações sobre as identidades dos compradores e vendedores.

Vale destacar que este não é o primeiro relato encontrado na língua acádia. Em 2018, pesquisadores também encontraram uma tábua de argila semelhante rabiscada com uma reclamação de um cliente descontente com a qualidade do cobre que havia comprado.

publicidade
Linguistas estão trabalhando para decifrar o texto, cujas primeiras linhas documentam a venda e compra de inúmeras cadeiras, mesas e bancos. (Crédito da imagem: Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia)

Leia mais:

A boa notícia é que a tarefa de interpretar a escrita cuneiforme pode estar prestes a ficar mais fácil graças ao desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial capaz de traduzir o acádio e outras línguas relacionadas com 97% de precisão.