O Google anunciou na segunda-feira (22) uma mudança de planos quanto a sua promessa de anos de remover cookies de terceiros do Chrome, seu navegador. Segundo a empresa, os pacotes de código destinados a rastrear usuários na internet permanecerão devido a preocupações com anunciantes. 

Por que o Google não vai mais remover os cookies? 

  • A reversão ocorre após preocupações dos anunciantes — a maior fonte de renda da empresa — de que a perda de cookies no navegador mais popular do mundo limitaria sua capacidade de coletar informações; 
  • Isso significaria limitar também a personalização de anúncios, tornando-os dependentes dos bancos de dados de usuários do Google; 
  • A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido também analisou o plano do Google devido a preocupações de que ele impediria a concorrência na publicidade digital; 
  • Como alternativa, o Google refinará então as escolhas dos usuários para a navegação na web. 
Busca do Google aberta num navegador num notebook
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Em vez de descontinuar cookies de terceiros, introduziríamos uma nova experiência no Chrome que permitiria às pessoas fazerem uma escolha informada que se aplicasse à navegação na web, e elas poderiam ajustar essa escolha a qualquer momento. 

Anthony Chavez, vice-presidente da iniciativa Privacy Sandbox apoiada pelo Google, em comunicado. 

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Conforme lembrou a Reuters, a Alphabet, dona do Google, vem trabalhando na iniciativa Privacy Sandbox desde 2019. O projeto visa aprimorar a privacidade on-line e, ao mesmo tempo, dar suporte a negócios digitais, tendo como objetivo principal a eliminação gradual de cookies de terceiros. 

O Google acrescentou que continuará trabalhando com reguladores do Reino Unido, bem como editoras e grupos de privacidade, na nova abordagem. A empresa também seguirá com o programa Privacy Sandbox, embora não tenha dado detalhes. 

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Imagem de alguns biscoitos posicioados sobre um computador, representando os "cookies de internet"
Imagem: Michael H Reed/Shutterstock

O que são cookies? 

Cookies são pacotes de informações em códigos que permitem que sites e anunciantes identifiquem internautas individuais e rastreiem seus hábitos de navegação, colaborando muito para o setor de publicidade para indicar a cada usuário um anúncio específico para aquela persona. 

Contudo, além de usuários reclamarem bastante da prática, que por vezes abarrota a navegação de anúncios, essas informações em códigos também podem ser usadas para vigilância indesejada. 

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Para Lena Cohen, tecnóloga de equipe da Electronic Frontier Foundation, os cookies podem levar a danos ao consumidor, por exemplo, anúncios predatórios que visam grupos vulneráveis. 

A decisão do Google de continuar permitindo cookies de terceiros, apesar de outros navegadores importantes os bloquearem por anos, é uma consequência direta de seu modelo de negócios orientado a publicidade.

Lena Cohen, tecnóloga de equipe da Electronic Frontier Foundation, em declaração. 
Ícones dos aplicativos dos navegadores Chrome e Edge no iPhone
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)