Já chegamos a falar por aqui no Olhar Digital como o Google desistiu de remover cookies de terceiros do Chrome. Mas o que isso vai mudar na prática para todos os usuários que diariamente usam a internet e navegam por sites usando o navegador do Google?

A CNBC tratou de explicar as consequências do anúncio feito pela gigante da tecnologia e dona da mais popular ferramenta de pesquisa do planeta.

publicidade

Antes de tudo, devemos lembrar que os cookies são pequenos pedaços de código que os sites entregam ao navegador do usuário que visita o endereço. Eles permanecem enquanto a pessoa visita outros sites.

Esses pedaços de código rastreiam silenciosamente nossas atividades online, coletando informações sobre o que procuramos e os tipos de produtos que tendemos a comprar, por exemplo.

publicidade

Eles se tornaram uma forma fundamental para os anunciantes ajustarem como direcionam os anúncios online às pessoas.

A prática de utilizar cookies de terceiros para rastrear a atividade na internet ajudou a alimentar grande parte do ecossistema de publicidade digital, e os anunciantes continuam fortemente dependentes de cookies como ferramenta para recolher dados sobre os seus clientes.

publicidade

Leia mais:

Ilustração de cookies
Os cookies de navegadores ajudam os anunciantes a saber exatamente qual propaganda vai despertar nosso interesse – Imagem: Inspiring/Shutterstock

No anúncio em que revela que os cookies de terceiros vão seguir no Chrome, o Google diz que uma nova abordagem para rastrear atividades dos usuários em seu navegador ainda deverá ser criada.

publicidade

“Estamos discutindo esse novo caminho com os reguladores e nos envolveremos com a indústria à medida que o implementarmos”, disse a empresa. Por enquanto, não há detalhes específicos sobre como seria essa nova abordagem.

Por enquanto, tudo segue igual no modo de usar o Chrome

  • Por enquanto, a mudança do Google provavelmente significará que o modo que interagimos com a navegação em sites será mais ou menos a mesma.
  • Os usuários ainda verão caixas de seleção na parte superior de uma página da web perguntando se desejam aceitar todos os cookies ou apenas os essenciais.
  • As implicações provavelmente serão maiores para os anunciantes, à medida que os dados valiosos que os profissionais de marketing obtêm ao rastrear usuários continuarão sendo rastreados.

Caso algo mude, é possível ser uma mudança que tem relação aos sites que usam paywall em seu conteúdo. Sem os cookies para auxiliar os anunciantes, muitos proprietários de sites viram no paywall a alternativa para monetizar o que produzem.

Desde que os planos do Google em remover os cookies se tornaram conhecidos, o número de sites com acesso pago cresceu nos últimos anos. Especialistas ouvidos pela CNBC acreditam que, com os cookies ficando onde estão, é possível que o acesso pago a conteúdo possa ser revisto e diminua.

google chrome
O pop-up que nos pede autorização para usar cookies vai seguir aparecendo no Chrome – Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock