Optimus: quais são os planos para o robô humanoide da Tesla?

Elon Musk diz que a Tesla deve usar os robôs primeiro internamente, antes de produzi-los para outras empresas
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 23/07/2024 02h03
tesla-robo-1920x1080
Imagem: Kittyfly/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Elon Musk confirmou nesta segunda-feira (22) que a Tesla já está com robôs humanoides em produção para serem usados ​​​​na empresa no próximo ano. As informações são da Reuters e falamos sobre o assunto no Olhar Digital.

Os robôs serão fabricados inicialmente para uso interno e, posteriormente, deverão ser vendidos para outras empresas em 2026. A Tesla vem trabalhando em seu robô humanoide há vários anos como parte de seus esforços para expandir para a robótica e a inteligência artificial da companhia.

Musk, CEO da Tesla, disse em uma postagem no X, antigo Twitter, que acreditava que os robôs humanoides seriam “genuinamente úteis”. A Tesla quer que os robôs ajudem a produzir seus carros com mais eficiência, a realizar tarefas difíceis e a reduzir a escassez de mão de obra.

Elon Musk já havia apresentado robô humanoide em 2022

  • Elon Musk exibiu um protótipo em 2022 de um robô humanoide chamado Optimus, que dava alguns passos, acenava para uma multidão e executava movimentos básicos de dança.
  • Ele também demonstrou um modelo mais elegante, mas não funcional, que disse estar mais próximo da produção.
  • Os robôs humanoides, um desdobramento da tecnologia de carros sem motorista da Tesla, entusiasmaram alguns investidores.
  • O bilionário deseja enquadrar a Tesla como uma empresa de IA, em parte exibindo seus robôs e automação automotiva.
Robô da Tesla com mão fechada e olhando para o lado
O Optimus, robô humanoide da Tesla, ja havia sido apresentado ao público (Imagem: Tesla)

Leia mais:

Precisaremos esperar para conferir se o cronograma anunciado nesta segunda se cumpre, pois Elon Musk tem a fama de anunciar cronogramas que nem sempre são cumpridos a risca.

O bilionário chegou a anunciar em uma teleconferência de resultados em abril que o Optimus seria capaz de concluir as tarefas infernas da Tesla até o final deste ano e estar à venda no próximo ano, um prazo que neste momento já foi estendido para o ano que vem.

Aqui, é possível ver detalhes do simpático robô Optimus:

Nesta matéria, explicamos que o robô é capaz até de dobrar roupas:

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.