Estes são alguns destaques da edição desta terça-feira (23):

Fala AI: Meta colocou uma ‘pimenta’ na batalha das IAs

Nesta terça-feira (23), a Meta anunciou a Llama 3.1, a inteligência artificial mais poderosa da empresa até o momento. A big tech até comparou alguns parâmetros da Llama 3.1 com outras IAs, incluindo as da OpenAI. O que esse lançamento representa para a corrida no setor? Assunto para o colunista do Olhar Digital Roberto Pena Spinelli. 

publicidade

Muito além da beleza: cientista brasileiro descobre os ‘riscos’ das auroras

Uma equipe de cientistas liderada pelo brasileiro Denny Oliveira, que trabalha no Centro Goddard de Voos Espaciais da NASA, chegaram à conclusão que as partículas solares que formam as belas auroras que vemos no céu também podem estragar infraestruturas humanas.

Vida pode sobreviver enterrada nas luas geladas de Júpiter

Há muito tempo é especulado que as curiosas luas geladas de Saturno e Júpiter, Encélado e Europa, podem abrigar vida. Caso isso seja verdade, ela pode estar escondida abaixo da superfície desses mundos. 

publicidade

Em 2025, poderemos ter IAs que conversam entre si

Os avanços de IA parecem estar cada vez mais rápidos, com muitas capacidades impressionando dia após dia. Agora, as previsões de especialistas já alegam que, no próximo ano, teremos IAs capazes de conversar entre si, sem um humano participando.

Buraco negro “perdido” pode ser a chave para desvendar mistério cósmico

A ciência tenta encontrar buracos negros “perdidos” pelo Universo e parece que, desta vez, encontrou uma espécie de “elo perdido”. Um estudo publicado na The Astrophysical Journal aponta que um aglomerado de estrelas chamado IRS 13, localizado perto do centro de nossa galáxia, aparenta abrigar um buraco negro em seu meio.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!