O apagão cibernético registrado na semana passada afetou diversas empresas de vários setores e em todo o mundo. Um dos mais afetados foi a aviação, com milhares de voos cancelados e suspensos. Mas, surpreendentemente, a quarta maior companhia aérea dos EUA não foi impactada.
“Sistemas velhos” salvaram a Southwest Airlines
A explicação é simples, embora bastante curiosa. A Southwest Airlines ainda usa o Windows 3.1, um sistema operacional da Microsoft lançado há mais de 30 anos, em 1992. Além disso, a empresa também utiliza o Windows 95 para gerenciar a escala de funcionários.
Nos últimos anos, a companhia área foi bastante criticada por não atualizar estes “sistemas velhos”. Mas desta vez, a Southwest Airlines acabou sendo beneficiada.
O defeito global foi identificado em uma atualização do driver do Falcon Sensor, da CrowdStrike, o que estaria provocando uma falha na nuvem do sistema operacional da Microsoft. O software estava fazendo com que o Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”.
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Tela-Azul-da-Morte-1-1024x683.jpg)
A empresa responsável pelo sistema garantiu que não se trata de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético. Ainda de acordo com a CrowdStrike, “o problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”.
De qualquer forma, todo este sistema é muito recente e as atualizações dele não impactam as operações da Southwest. Foi por isso que a falha não atingiu a companhia área.
Leia mais
- Apagão cibernético: quais os motivos para a falha?
- Apagão cibernético: existe algum risco para você?
- Apagão cibernético: como ficam os direitos do consumidor?
Falha global gerou transtornos no mundo todo
- As falhas foram registradas na madrugada da última sexta-feira (19).
- Os problemas geraram atrasos e cancelamentos de voos, além de problemas em serviços bancários, comunicações e sistemas de emergência.
- Nos EUA, por exemplo, houve confusões nos aeroportos.
- A Austrália enfrentou longas filas e retenções de passageiros devido a problemas nos serviços de check-in online e cabines de autoatendimento.
- No total, milhares viagens foram canceladas em todo o mundo (saiba mais clicando aqui).
![](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2024/07/cancelamentos.jpg)