Apagão cibernético: empresa aérea não foi afetada por motivo curioso

Um dos setores mais afetados pelo apagão cibernético foi o da aviação, mas a quarta maior companhia aérea dos EUA não foi impactada
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 24/07/2024 09h20
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Imagem: Robin Guess/Shutterstock
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O apagão cibernético registrado na semana passada afetou diversas empresas de vários setores e em todo o mundo. Um dos mais afetados foi a aviação, com milhares de voos cancelados e suspensos. Mas, surpreendentemente, a quarta maior companhia aérea dos EUA não foi impactada.

“Sistemas velhos” salvaram a Southwest Airlines

A explicação é simples, embora bastante curiosa. A Southwest Airlines ainda usa o Windows 3.1, um sistema operacional da Microsoft lançado há mais de 30 anos, em 1992. Além disso, a empresa também utiliza o Windows 95 para gerenciar a escala de funcionários.

Nos últimos anos, a companhia área foi bastante criticada por não atualizar estes “sistemas velhos”. Mas desta vez, a Southwest Airlines acabou sendo beneficiada.

O defeito global foi identificado em uma atualização do driver do Falcon Sensor, da CrowdStrike, o que estaria provocando uma falha na nuvem do sistema operacional da Microsoft. O software estava fazendo com que o Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”.

Falha impede atualização do sistema operacional da Microsoft (Imagem: Lea Rae/Shutterstock)

A empresa responsável pelo sistema garantiu que não se trata de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético. Ainda de acordo com a CrowdStrike, “o problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”.

De qualquer forma, todo este sistema é muito recente e as atualizações dele não impactam as operações da Southwest. Foi por isso que a falha não atingiu a companhia área.

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Falha global gerou transtornos no mundo todo

  • As falhas foram registradas na madrugada da última sexta-feira (19).
  • Os problemas geraram atrasos e cancelamentos de voos, além de problemas em serviços bancários, comunicações e sistemas de emergência.
  • Nos EUA, por exemplo, houve confusões nos aeroportos.
  • A Austrália enfrentou longas filas e retenções de passageiros devido a problemas nos serviços de check-in online e cabines de autoatendimento.
  • No total, milhares viagens foram canceladas em todo o mundo (saiba mais clicando aqui).
Apagão cibernético gerou uma série de cancelamentos de voos nos aeroportos (Imagem: Eviart/Shutterstock)
  • Já no Brasil, usuários reclamaram da instabilidade em instituições financeiras.
  • Conforme os relatos, os aplicativos ficaram fora do ar e com problemas de login e pagamentos (veja mais sobre o assunto aqui).
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.