A bicicleta é uma forma sustentável de se locomover, além de mais econômica. Mas se uma rota diária envolve subir ladeiras íngremes, sair de bike não é assim tão viável (ou pelo menos não era). Uma cidade chamada Trondheim, na Noruega, resolveu o problema inusitadamente: criando o primeiro elevador do mundo para bicicletas.

Chamada de Trampe, o elevador “empurra” os ciclistas ladeira acima foi inaugurada em 1993 e funciona sem precisar desmontar da bike.

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Como funciona o elevador de bicicletas?

  • O Trampe é o primeiro e, pelo menos até agora, o único elevador para bicicletas do mundo;
  • Para usá-la, o ciclista precisa ir até a estação na parte inferior e colocar o seu pé direito em uma pequena plataforma, como mostra a imagem principal acima;
  • A plataforma então começa a se mover por todo o percurso da ladeira correndo ao longo do meio-fio na calçada;
  • Até seis ciclistas podem usar o elevador ao mesmo tempo, em plataformas espaçadas a cada 20 metros.
Até seis ciclistas podem usar o elevador ao mesmo tempo.
Até seis ciclistas podem usar o elevador ao mesmo tempo. Créditos: AlanFord at English Wikipedia, Public domain, via Wikimedia Commons

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Em 2013, o elevador passou por reformas e recebeu um novo nome: CycloCable. A empresa francesa SKIRAIL foi a responsável pelas obras e espera ser contratada para instalar mais elevadores para bicicletas em outras cidades ao redor da Europa, EUA, Canadá e Ásia.

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Vale mencionar que a CycloCable custa cerca de US$ 2.800 (mais de R$ 15 mil) por metro para instalar e pode lidar com subidas de até 500 metros.

O elevador que "empurra" os ciclistas ladeira acima foi inaugurada em 1993.
O elevador que “empurra” os ciclistas ladeira acima foi inaugurada em 1993. (Imagem: Reprodução/Open Source Lab)