Uma espécie de hipódromo antigo que fazia parte de uma grande cidade romana no que hoje é o norte da Espanha foi localizada por pesquisadores. A descoberta foi feita a partir do uso de feixes de laser que revelaram as estruturas antigas.

Laser mapeou cidade romana antiga (Imagem: Conselho Provincial de Álava)

Enorme espaço usado para corridas de cavalo foi localizado

  • Os arqueólogos mapearam o local de Iruña Veleia, no que hoje é Álava, uma província do País Basco, usando lasers lidar (detecção e alcance de luz).
  • A técnica funciona a partir do direcionamento dos feixes para a paisagem desejada.
  • A tecnologia, então, consegue criar uma imagem da superfície do terreno, inclusive com eventuais estruturas enterradas ali.
  • Foram identificadas várias construções antigas espalhadas pelo local de 251 hectares, incluindo um espaço de 280 metros de comprimento e 72 metros de largura.
  • Segundo os pesquisadores, a estrutura podia acomodar até cinco mil pessoas e era usada para as tradicionais corridas de bigas romanas (carruagens puxadas por cavalos).
  • A descoberta foi anunciada pelo Conselho Provincial de Álava.

Leia mais

publicidade
Representação de uma corrida de cavalos da Era Romana (Imagem feita com inteligência Artificial. Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E)

Estrutura fazia parte de uma grande cidade romana

As corridas de carruagem eram um passatempo popular na Roma antiga e movimentavam toda uma indústria antiga. Também atraíam milhares de pessoas para torcerem pelos seus cavalos favoritos.

Além da pista de corrida, os arqueólogos identificaram arcadas, distritos habitacionais, espaços de reunião para culto e edifícios usados para saneamento urbano e abastecimento de água. Segundo eles, o centro urbano é “uma joia que ainda precisa ser descoberta”.

publicidade

A equipe afirma que as descobertas confirmam que Iruña Veleia era uma grande cidade antiga. O objetivo agora é realizar novas escavações no local e descobrir as riquezas enterradas ali.