App Store: Espanha abre investigação contra loja de aplicativos da Apple 

Regulador antitruste apontou comportamento anticompetitivo 
Tamires Ferreira24/07/2024 11h23
shutterstock_2224568283-1-e1732625113415-1920x1080
Imagem: Tada Images/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A CNMC, regulador antitruste da Espanha, anunciou nesta quarta-feira (24) que abriu uma investigação contra a loja de aplicativos da Apple, a App Store, por possível comportamento anticompetitivo. Conforme divulgado pela Reuters, se comprovada violação das leis do país, empresa pode ser multada em até 10% de sua receita global. 

App Store investigada na Espanha: 

  • O regulador acredita que a Apple pode ter imposto condições comerciais desiguais aos desenvolvedores de aplicativos móveis vendidos em seu mercado de aplicativos; 
  • As práticas podem ser consideradas uma violação muito séria da lei de concorrência do país; 
  • A investigação da CNMC segue outras duas investigações abertas contra a gigante da tecnologia pela Comissão Europeia; 
  • Em comunicado, a Apple negou impor condições comerciais desiguais aos desenvolvedores de aplicativos móveis. 
app store
Imagem: BigTunaOnline/Shutterstock

Desenvolvedores espanhóis de todos os tamanhos competem em igualdade de condições na App Store. A Apple continuará trabalhando com a Autoridade Espanhola de Concorrência para entender e responder às suas preocupações”, disse a Apple em comunicado. 

A dona do iPhone enfrenta mais duas investigações na Europa: uma sobre possível violação da Lei de Mercados Digitais da União Europeia, que visa garantir condições equitativas para rivais menores, e outra também sobre novas taxas impostas aos desenvolvedores de aplicativos. 

Vale lembrar que, em março deste ano, a big tech foi multada em US$ 2 bilhões por frustrar a concorrência de rivais de streaming de música por meio de restrições na App Store. Penalidade aplicada em Bruxelas, na Bélgica, essa foi a primeira multa da fabricante por violar as regras da UE. 

Leia mais! 

Apple, a mais valiosa do mundo 

Recentemente, a Apple voltou a ser a empresa mais valiosa do mundo após uma alta expressiva nas ações da companhia.  

Uma disputa bastante acirrada pelo posto de empresa mais valiosa do mundo está em andamento este ano. Concorrem três gigantes nesta briga: AppleNvidia e Microsoft. O local mais alto do pódio já trocou de mãos várias vezes nos últimos meses. Veja mais aqui

apple
Imagem: Ascannio/Shutterstock
Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.