Você recebeu alguma mensagem dos Correios com a cobrança de uma taxa sobre encomendas recentemente? Cuidado: trata-se de um novo golpe de phishing – técnica que coleta dados confidenciais de usuários por meio de links maliciosos – utilizando o nome da empresa de entregas para enganar vítimas e fazer com que paguem boletos falsos.

Entenda:

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  • Criminosos estão usando o nome dos Correios para aplicar um novo golpe por SMS e WhatsApp;
  • Uma mensagem é enviada informando uma suposta retenção da mercadoria na alfândega, sendo necessário pagar uma taxa para “liberar” a encomenda;
  • Um link ao fim da mensagem leva a vítima a uma falsa central de atendimento, onde um boleto com a cobrança é gerado;
  • A empresa de entregas destaca que nunca entra em contato via WhatsApp, e orienta os clientes a sempre entrarem em contato através dos canais oficiais de atendimento;
  • Lembrando que informações sobre a entrega e possíveis taxações de mercadorias podem ser consultadas diretamente no site dos Correios, na página de Rastreamento.
Mensagem enviada pelos criminosos no golpe da taxa dos Correios. (Imagem: @venlafaxina150/X)

O golpe funciona assim: por SMS ou WhatsApp, os criminosos enviam um comunicado às vítimas informando que suas encomendas foram retidas pela alfândega, sendo necessário pagar uma taxa para liberar a mercadoria. Um link ao fim da mensagem encaminha o usuário a uma falsa central de atendimento, onde o boleto da falsa cobrança é gerado.

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Como se proteger do golpe da taxa dos Correios

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Golpe usa links maliciosos para gerar falsas cobranças. (Imagem: 1st footage/Shutterstock)

Em fevereiro deste ano, os Correios divulgaram um comunicado oficial alertando sobre golpes digitais e falsos e-mails. A estatal faz um alerta para mensagens ou e-mails “dizendo que a sua encomenda não foi entregue, pedindo que você atualize seu endereço ou realize o pagamento de alguma taxa”, destacando que só envia e-mails do domínio @correios.com.br e não entra em contato via WhatsApp.

Além de nunca clicar em links suspeitos, os Correios orientam os clientes a sempre entrarem em contato através dos canais oficiais: a Central de Atendimento, pelos números 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 725 7282 (demais localidades), e o Fale Conosco, no site oficial.⁣

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O andamento da entrega e possíveis taxações da mercadoria também podem ser consultados diretamente no site, na página de Rastreamento.