A NASA usou comunicação a laser para enviar vídeos em 4K de um avião para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e vice-versa pela primeira vez. Foi um passo importante para melhorar a comunicação entre a agência e seus astronautas.

Comunicação a laser é explorada pela NASA por conta do programa Artemis, que mira a Lua e Marte. A ideia da agência é usar essa tecnologia para transmitir ao vivo imagens (em excelente resolução) dos próximos passos dos astronautas na superfície lunar e marciana.

publicidade

Esses experimentos são uma tremenda conquista. Agora podemos construir sobre o sucesso de transmitir vídeos HD 4K para e da estação espacial para fornecer capacidades futuras, como chamadas de vídeo em HD, para nossos astronautas do Artemis, o que será importante para a saúde da equipe e coordenação de atividades.

Daniel Raible, principal pesquisador envolvido no projeto do Centro de Pesquisa Glenn, em comunicado publicado no site da NASA
Homem olhando para render 3D de avião usado em experimento de comunicação a laser com Estação Espacial Internacional em computador
Engenheiro mecânico Jeff Pollack finaliza design de integração de terminal laser no avião Pilatus PC-12 (Imagem: Sara Lowthian-Hanna/NASA)

Avião e Estação Espacial Internacional trocam imagens em 4K com ajuda de laser

O experimento da agência espacial estadunidense ocorreu assim:

  • O Centro de Pesquisa da NASA acoplou um terminal laser portátil na parte inferior de uma aeronave Pilatus PC-12;
  • Os dados da aeronave foram enviados para uma estação terrestre óptica em Cleveland;
  • Depois, foram enviados via canais baseados na Terra para o White Sands Test Facility em Las Cruces, Novo México;
  • De lá, esses dados foram transmitidos para a plataforma Laser Communications Relay Demonstration (LCRD) em órbita da NASA;
  • A plataforma retransmitiu o sinal para o ILLUMA-T (Integrated LCRD LEO User Modem and Amplifier Terminal) montado na ISS.
Pessoa atrás de dispositivo óptico que parece rosto redondo com dois olhos verdes e boca redonda
Sistema óptico instalado no avião Pilatus PC-12 (Imagem: Sara Lowthian-Hanna/NASA)

Leia mais:

publicidade

Até então, a NASA dependia da comunicação por rádio para enviar e receber mensagens de missões espaciais. Ao usar luz laser infravermelha, dá para transmitir de 10 a 100 vezes mais dados. E mais rápido, ainda por cima.

Além de transmitir vídeos, o projeto visa tornar a comunicação com missões no espaço mais eficiente para além da órbita terrestre. Embora o ILLUMA-T não esteja mais acoplado à ISS, a equipe continuará a realizar testes com a aeronave Pilatus PC-12 ao longo de julho.