O Google está tornando seu modelo de IA mais rápido e eficiente em todos os aspectos. Agora, passa a ser gratuito o acesso ao 1.5 Flash, modelo do Gemini projetado para gerar respostas com mais rapidez e eficiência. As informações estão no blog da empresa.

O acesso será grátis mesmo para quem não paga pelo Gemini Advanced. O Google afirma que os usuários vão notar melhorias na latência, bem como no raciocínio da ferramenta e na compreensão da imagem, tanto na web quanto no mobile.

publicidade

Além disso, a janela de contexto do assistente de IA ganhará uma expansão que vai permitir ao usuário ter conversas mais longas com o Gemini e fazer perguntas mais complexas.

Em um futuro próximo, o Google também permitirá o upload de arquivos para o Gemini a partir do Google Drive ou de outro dispositivo.

publicidade

Ao conceder acesso a um arquivo com anotações, por exemplo, o Gemini poderá criar um guia de estudo ou um exame prático. O assistente também será capaz de analisar dados e facilitar o meio de visualizá-los, com gráficos e tabelas.

Leia mais:

publicidade
gemini
Gemini 1.5 Flash consegue responder perguntas mais rapidamente – Imagem: rafapress/Shutterstock

Google quer diminuir alucinações do Gemini

  • Como parte de seu trabalho para reduzir as alucinações de IA, o Google agora exibe links para conteúdos relacionados se você fizer perguntas que exijam respostas factuais.
  • Ele exibirá um “chip cinza” no final de um parágrafo em sua resposta com links para sites onde você pode ler mais sobre o assunto.
  • Esses chips podem até levar aos seus e-mails, se você tiver vinculado o Gemini à sua conta do Gmail. No momento, o recurso está limitado a locais selecionados apenas para solicitações em inglês.

O Google também já começou a implementar gradualmente o Gemini no app Mensagens do Google para dispositivos Android no Espaço Econômico Europeu (UE, Islândia, Liechtenstein e Noruega), no Reino Unido e na Suíça.

Por fim, a companhia anunciou que o Gemini para adolescentes (que tenham a idade mínima de 13 anos) estará disponível em mais de 40 idiomas “na próxima semana”.

Celular com logotipo do Gemini colocado sobre teclado de notebook
O Google tem se esforçado para tornar o Gemini mais acessível (Imagem: Rafapress/Shutterstock)