No início do mês, a AEON, rede de supermercados no Japão, anunciou a implementação de um sistema de inteligência artificial (IA) para avaliar o comportamento e padronizar sorrisos de funcionários em suas 240 unidades no país. A empresa é a primeira do mundo a adotar a medida, e espera aprimorar o nível de satisfação dos clientes.

Entenda:

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  • A rede japonesa de supermercados AEON implementou um sistema de IA para padronizar sorrisos e atitudes dos funcionários em suas 240 lojas;
  • Chamado de Smile-kun, o sistema analisa mais de 450 características faciais e de voz, orientando a equipe no atendimento ao público;
  • O sistema ainda avalia os sorrisos com um sistema de pontuação e dá feedbacks visuais instantâneos;
  • A IA foi testada em 8 lojas da rede durante três meses, e aumentou o número de funcionários sorrindo e cumprimentando os clientes em 60%;
  • A AEON é a primeira do mundo a adotar a tecnologia, e busca aumentar o nível de satisfação dos clientes.
Sistema de IA avalia sorrisos de funcionários no Japão. (Imagem: Aeon/InstaVR/Divulgação)

Desenvolvido pela InstaVR, empresa de soluções de IA para recursos humanos, o sistema recebeu o nome de Smile-kun (que pode ser traduzido como Sr. Sorriso). A tecnologia analisa mais de 450 características – incluindo expressões faciais, volume, suavidade e tom de voz dos funcionários – e treina a equipe para padronizar a atitude no atendimento ao público.

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O Smile-kun oferece uma experiência gamificada, avaliando os sorrisos da equipe com base em um sistema de pontuação e fornecendo feedbacks visuais na mesma hora. Com o tempo, o próprio sistema também vai subindo de nível, e elementos como o grau de dificuldade variam.

Empresa quer padronizar sorrisos para melhorar atendimento ao cliente. (Imagem: Billion Photos/Shutterstock)

Antes de implementar a IA em todas as unidades, a AEON realizou um teste de três meses em oito lojas. A empresa diz que a atitude geral nos serviços melhorou, identificando um aumento de cerca de 60% no número de funcionários sorrindo e cumprimentando os clientes.

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“Estamos nos esforçando para padronizar os sorrisos e os padrões de vocalização em toda a empresa, melhorando assim ainda mais o atendimento ao cliente e a qualidade de serviço”, escreve a empresa no comunicado.