Japão usa IA para avaliar sorrisos de funcionários em supermercados

Com estratégia pioneira, rede de supermercados implementou sistema de IA para padronizar atitude dos funcionários
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 25/07/2024 17h30
iStock-1351620898-1920x1080
(Imagem: maroke/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No início do mês, a AEON, rede de supermercados no Japão, anunciou a implementação de um sistema de inteligência artificial (IA) para avaliar o comportamento e padronizar sorrisos de funcionários em suas 240 unidades no país. A empresa é a primeira do mundo a adotar a medida, e espera aprimorar o nível de satisfação dos clientes.

Entenda:

  • A rede japonesa de supermercados AEON implementou um sistema de IA para padronizar sorrisos e atitudes dos funcionários em suas 240 lojas;
  • Chamado de Smile-kun, o sistema analisa mais de 450 características faciais e de voz, orientando a equipe no atendimento ao público;
  • O sistema ainda avalia os sorrisos com um sistema de pontuação e dá feedbacks visuais instantâneos;
  • A IA foi testada em 8 lojas da rede durante três meses, e aumentou o número de funcionários sorrindo e cumprimentando os clientes em 60%;
  • A AEON é a primeira do mundo a adotar a tecnologia, e busca aumentar o nível de satisfação dos clientes.
Sistema de IA avalia sorrisos de funcionários no Japão. (Imagem: Aeon/InstaVR/Divulgação)

Desenvolvido pela InstaVR, empresa de soluções de IA para recursos humanos, o sistema recebeu o nome de Smile-kun (que pode ser traduzido como Sr. Sorriso). A tecnologia analisa mais de 450 características – incluindo expressões faciais, volume, suavidade e tom de voz dos funcionários – e treina a equipe para padronizar a atitude no atendimento ao público.

Leia mais:

O Smile-kun oferece uma experiência gamificada, avaliando os sorrisos da equipe com base em um sistema de pontuação e fornecendo feedbacks visuais na mesma hora. Com o tempo, o próprio sistema também vai subindo de nível, e elementos como o grau de dificuldade variam.

Empresa quer padronizar sorrisos para melhorar atendimento ao cliente. (Imagem: Billion Photos/Shutterstock)

Antes de implementar a IA em todas as unidades, a AEON realizou um teste de três meses em oito lojas. A empresa diz que a atitude geral nos serviços melhorou, identificando um aumento de cerca de 60% no número de funcionários sorrindo e cumprimentando os clientes.

“Estamos nos esforçando para padronizar os sorrisos e os padrões de vocalização em toda a empresa, melhorando assim ainda mais o atendimento ao cliente e a qualidade de serviço”, escreve a empresa no comunicado.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.