Estradas não são seguras para os carros elétricos, revela estudo

Testes apontaram necessidade de adaptação de todos os sistemas de segurança das estradas para os modelos eletrificados
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 26/07/2024 13h04
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Imagem: ABCDstock/Shutterstock
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O ano de 2023 encerrou com recorde histórico de vendas globais de carros elétricos e híbridos. Já em 2024, apesar de alguns percalços, este mercado continua ganhando força. O problema para a consolidação do setor, no entanto, é a falta de infraestrutura.

Sistemas de segurança precisam ser adaptados para veículos elétricos

Um estudo divulgado pela Universidade de Nebraska-Lincoln aponta que as estradas dos Estados Unidos não são adequadas para os veículos elétricos. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores realizaram diversos testes de colisão envolvendo uma picape Rivian R1T e um sedã Tesla Model 3.

Veículos elétricos (Imagem: Aliaksei Kaponia/Shutterstock)

O trabalho aponta que são mais de 100 mil acidentes causados por saídas de pista anualmente nos EUA. Nestes incidentes, os veículos colidem com estruturas de segurança, como guardrails, por exemplo, o que evita prejuízos ainda maiores.

O problema, segundo os pesquisadores, é que todos estes sistemas de segurança precisam ser adaptadas para os modelos eletrificados. Isso sem contar a falta de estações de carregamento em vários locais. As informações foram divulgadas pelo Midwest Roadside Safety Facility.

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Resultados do estudo foram alarmantes

  • Durante os testes, pesquisadores fizeram veículos elétricos colidirem com um novo sistema de guardrail similar aos já instalados em muitas estradas dos EUA.
  • Esta nova versão foi projetada para ser mais barata e de alto desempenho, minimizando as chances de ruptura da estrutura e de capotamentos.
  • No entanto, os resultados foram alarmantes.
  • O estudo lembra que os carros elétricos, por causa das baterias, normalmente, pesam de 20% a 50% a mais do que veículos movidos a gasolina, com centros de gravidade mais baixos.
  • Isso torna qualquer colisão mais perigosa.
Rivian colidindo com estrutura de segurança (Imagem: Craig Chandler/Universidade de Nebraska-Lincoln)
  • Um Rivian R1T, viajando a 100 km/h, rompeu a proteção e teve pouca redução na velocidade.
  • Já o Tesla Model 3 levantou o guardrail e passou por baixo dele.
  • O estudo comprova que as barreiras modernas não estão preparadas para suportar o impacto de veículos elétricos de grande porte em alta velocidade.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.