O ano de 2023 encerrou com recorde histórico de vendas globais de carros elétricos e híbridos. Já em 2024, apesar de alguns percalços, este mercado continua ganhando força. O problema para a consolidação do setor, no entanto, é a falta de infraestrutura.

Sistemas de segurança precisam ser adaptados para veículos elétricos

Um estudo divulgado pela Universidade de Nebraska-Lincoln aponta que as estradas dos Estados Unidos não são adequadas para os veículos elétricos. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores realizaram diversos testes de colisão envolvendo uma picape Rivian R1T e um sedã Tesla Model 3.

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Veículos elétricos (Imagem: Aliaksei Kaponia/Shutterstock)

O trabalho aponta que são mais de 100 mil acidentes causados por saídas de pista anualmente nos EUA. Nestes incidentes, os veículos colidem com estruturas de segurança, como guardrails, por exemplo, o que evita prejuízos ainda maiores.

O problema, segundo os pesquisadores, é que todos estes sistemas de segurança precisam ser adaptadas para os modelos eletrificados. Isso sem contar a falta de estações de carregamento em vários locais. As informações foram divulgadas pelo Midwest Roadside Safety Facility.

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Resultados do estudo foram alarmantes

  • Durante os testes, pesquisadores fizeram veículos elétricos colidirem com um novo sistema de guardrail similar aos já instalados em muitas estradas dos EUA.
  • Esta nova versão foi projetada para ser mais barata e de alto desempenho, minimizando as chances de ruptura da estrutura e de capotamentos.
  • No entanto, os resultados foram alarmantes.
  • O estudo lembra que os carros elétricos, por causa das baterias, normalmente, pesam de 20% a 50% a mais do que veículos movidos a gasolina, com centros de gravidade mais baixos.
  • Isso torna qualquer colisão mais perigosa.
Rivian colidindo com estrutura de segurança (Imagem: Craig Chandler/Universidade de Nebraska-Lincoln)
  • Um Rivian R1T, viajando a 100 km/h, rompeu a proteção e teve pouca redução na velocidade.
  • Já o Tesla Model 3 levantou o guardrail e passou por baixo dele.
  • O estudo comprova que as barreiras modernas não estão preparadas para suportar o impacto de veículos elétricos de grande porte em alta velocidade.