Pesquisadores fizeram uma descoberta considerada de vital importância para o entendimento da evolução. Uma análise realizada em um peixe de 500 milhões de anos revelou que ele fazia parte dos mandibulados, um tipo de artrópode com mandíbula que viveu no período Cambriano, entre 542 milhões e 488 milhões de anos atrás.

Peixe “taco” era repleto de espinhos

• O animal, chamado Odaraia alata, também é conhecido com “peixe taco” em função da aparência lembrar o prato mexicano.
  • Ele nadava de cabeça para baixo e tinha 30 pares de pernas com espinhos.
  • De acordo com o novo trabalho, estes mecanismos eram usados para capturar presas.
  • Além disso, colocam o peixe entre os mandibulados, animais com mandíbula.
  • As descobertas foram publicadas em um estudo na revista Proceedings of the Royal Society B
Fóssil do peixe antigo (Imagem: reprodução/Royal Ontario Museum)

Um dos primeiros animais com mandíbulas do mundo

De acordo com os pesquisadores, fósseis da espécie foram encontrados no Folhelho Burgess, um sítio paleontológico localizado na América do Norte que fazia parte das profundezas marítimas durante o período Cambriano. No local, estão preservados restos de animais que incluem até mesmo tecidos moles, que podem revelar segredos sobre o passado.

Os fósseis ajudaram os cientistas a estudar 150 espécimes de Odaraia alata, cerca de metade de todos os indivíduos fossilizados conhecidos pela ciência. Segundo as análises, a concha do animal não era dura, mas também não exatamente flexível, sendo semelhante a dos camarões e lagostins modernos.

Peixe Odaraia alata pode ter dado origem aos animais com mandíbula (Imagem: reprodução/Royal Ontario Museum)

Com cerca de 20 centímetros, a criatura provavelmente usava esta concha para manter as presas seguras. No entanto, como ela as capturava ainda era um mistério. O novo estudo sugere que o animal criava uma espécie de rede com os espinhos. Além disso, os pesquisadores afirmam que esta evolução permitiu que a espécie saísse do fundo do mar e explorasse águas mais rasas, sendo um dos primeiros animais com mandíbulas do mundo.