Estes são alguns destaques da edição desta sexta-feira (26):

Olhar Espacial: Há novos sinais de que existiu vida em Marte!

Cada vez mais descobrimos sobre o passado de Marte. Já sabemos que o nosso vizinho possivelmente teve oceanos no passado, mas uma nova descoberta do Perseverance pode indicar que já houve vida no Planeta Vermelho. Para repercutir o assunto, tivemos uma edição especial da coluna Olhar Espacial, com o Marcelo Zurita! 

publicidade

Brasil inabitável em 50 anos? Especialistas analisam

Nos últimos dias, um estudo de 2020 citado em uma matéria da NASA ganhou repercussão no Brasil. A pesquisa fala sobre áreas do mundo que podem ficar inabitáveis até o ano de 2070 devido ao aumento do calor extremo, como noticiado pelo Olhar Digital. Apesar de o Brasil não ser mencionado na pesquisa de Colin Raymond, a matéria da NASA cita o nosso país, avaliando as regiões vulneráveis analisadas no estudo. Os dados mostram que, daqui a 50 anos, as ocorrências de morte por calor extremo no mundo podem aumentar drasticamente devido à alta umidade.

O que acontece com os satélites depois que param de funcionar?

Os satélites artificiais estão orbitando nosso planeta há décadas. O primeiro deles foi o Sputnik 1, lançado em 1957 e pulverizado em nossa atmosfera no ano seguinte. Esses equipamentos, fundamentais para a ciência, ainda geram dúvidas — e curiosidades. Uma delas é sobre sua vida útil, que, cedo ou tarde, chega ao fim.

publicidade

OMS estima que a partir de 2050 superbactérias irão matar mais que cânceres

Quando falamos sobre doenças que mais matam no mundo, é comum pensar em câncer, problemas cardíacos ou pulmonares. Mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), temos um novo problema: a resistência antibiótica.  

Novo spray nasal melhora a memória e elimina sinal de Alzheimer

Uma dose de um novo spray nasal melhora a memória e elimina proteínas associadas à doença de Alzheimer de dentro das células cerebrais, revela pesquisa. A novidade criada por pesquisadores da University of Texas Medical Branch (UTMB) promete abrir caminho para novos tratamentos.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!