Julho vai se despedir com queda nas temperaturas em parte do Brasil. Uma frente fria avança do Sul em direção ao Sudeste, colocando fim a um bloqueio atmosférico. Além do frio, há previsão de chuva para os últimos dias deste mês.

Possibilidade de geada no Sul

  • O avanço do ar polar diminui a chuva no Rio Grande do Sul, mas provoca uma queda mais acentuada nas temperaturas no estado gaúcho, podendo haver geada na região da campanha.
  • A umidade aumenta no sul do Mato Grosso e no litoral de São Paulo devido a virada de vento.
  • A infiltração marítima ainda provoca aumento da umidade na costa leste do Nordeste neste começo de semana e as pancadas de chuva continuam na costa norte do país, desde o norte do Amazonas ao estado do Amapá.
  • As informações são da Climatempo.
onda de frio
Paisagem rural e campo coberto de geada no Rio Grande do Sul (Imagem: alex rodrigo brondani/Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Previsão de chuva em parte do país

A previsão é que as temperaturas mínimas no Rio Grande do Sul fiquem perto dos 4 °C. O amanhecer terá possibilidade de geada na região da campanha gaúcha.

O Sul ainda terá mar agitado e possibilidade de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51 a 70 km/h na Serra e nos Vales do RS, no oeste e sul de Santa Catarina e no centro-sul e leste do Paraná. Também há alerta de temporais com raios e rajadas de vento de 71 a 90 km/h no Vale do Itajaí–SC e no litoral paranaense.

publicidade
Previsão de chuva para os próximos dias (Imagem: Pixabay/divulgação)

No Sudeste, aviso de ressaca entre Ilha Bela–SP e Campos dos Goytacazes–RJ com ondas de até 2,5 metros. A região também deve registrar umidade relativa do ar abaixo dos 30%, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo. Situação de alerta, com índices abaixo dos 20%, no norte, oeste e noroeste de SP, no centro-norte de MS, centro-sul e interior de GO, centro-sul de MT e de RO.

A previsão do tempo ainda indica chuva moderada desde Salvador, na Bahia, a Natal, no Rio Grande do Norte. Há possibilidade de temporais fortes com muito vento no litoral de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, bem como no extremo norte do Amazonas, em Roraima e no norte e leste do Amapá.