O níquel é amplamente utilizado em diversos setores, inclusive na produção de baterias para veículos elétricos. E no Brasil, uma cidade localizada no norte de Goiás conta com uma das maiores reservas do metal do mundo.

Nome da cidade homenageia minério

  • Com uma população de aproximadamente 50 mil pessoas, Niquelândia possui o maior território entre todos os municípios do estado, com 9.846, 293 km² de extensão, área que corresponde a quase 3% do território de Goiás.
  • A história da cidade começa no ano de 1735, quando Manuel Rodrigues Tomar e Antônio de Sousa Bastos saíram da região de Pirenópolis para o norte de Goiás em busca de riquezas.
  • De acordo com informações do IBGE, os desbravadores encontraram ouro em rios e córregos da região e formaram uma das vilas mais desenvolvidas do estado na época.
  • Depois de 20 anos, foi oficialmente fundado o povoado de São José do Tocantins.
  • O níquel só foi descoberto no início do século XX pelo geólogo brasileiro Freimund Heinrich Brockes.
  • Em homenagem ao minério que contribuiu para o desenvolvimento da região, o distrito passou a se chamar Niquelândia em 31 de dezembro de 1943.
  • As informações são do G1.
Cidade de Niquelândia, em Goiás (Imagem: Marcos Vinícius R Souza/Prefeitura de Niquelândia)

Leia mais

publicidade

Brasil tem a terceira maior reserva de níquel do mundo

A concentração do minério em Niquelândia coloca o município como o maior produtor do minério em Goiás e um dos maiores do mundo, de acordo com a Goiás Turismo. O Ministerio de Minas e Energia (MME) não divulga dados sobre o volume do minério na região por conta do sigilo empresarial.

De acordo a Agência Nacional de Mineração, Goiás já extraiu mais de 75 milhões de toneladas de níquel em estado natural desde que se iniciaram os registros. Somente em 2023, 4,3 milhões foram extraídas no estado.

publicidade
Níquel é utilizado na produção de baterias para veículos elétricos (Imagem: Jidil/Shutterstock)

Segundo o MME, a maior parte do níquel extraído em Goiás é beneficiado no Brasil e exportado, principalmente, para países como Reino Unido, China, Bélgica, Espanha e EUA. Os produtos semitransformados de níquel movimentam o valor de U$ 423 milhões por ano.

Atualmente, o Brasil possui a terceira maior reserva de níquel do mundo. O país só é superado pela Indonésia e Austrália, respectivamente.