A Grande Mancha Vermelha de Júpiter é uma tempestade maior que a Terra. Visível mesmo usando telescópios simples, ela é observada há séculos. No entanto, uma mudança vista nos últimos anos está intrigando pesquisadores: a mancha está encolhendo.

Uma nova pesquisa sugere o que causa a alteração.

Grande Mancha Vermelha de Júpiter “come” tempestades

• Simulações apontam que o crescimento da mancha depende da incorporação de tempestades menores;
  • Foi registrado um declínio de tempestades pequenas em Júpiter;
  • Como resultado, a Grande Mancha Vermelha está diminuindo.
  • Sua extensão longitudinal contraiu de cerca de 40 graus no final dos anos 1800 para 14 graus em 2016, quando a sona Juno da NASA entrou em órbita ao redor do planeta.
Grande Mancha Vermelha de Júpiter vista do espaço
A Grande Mancha Vermelha de Júpiter. (Imagem: Beyond Space/Shutterstock)

A equipe usou simulações 3D da atmosfera planetária para descobrir o que faz a Grande Mancha Vermelha crescer. Foi revelado que a Mancha cresce na presença de tempestades menores. Segundo o autor principal do estudo, Caleb Keaveney, pesquisador da Universidade de Yale (EUA), foi descoberto que é possível aumentar ou diminuir a mancha mudando sua “dieta”.

Descobrimos por meio de simulações numéricas que, ao alimentar a Grande Mancha Vermelha com uma dieta de tempestades menores, como acontece em Júpiter, poderíamos modular seu tamanho

Caleb Keaveney, pesquisador de pós-graduação em Yale
Luas de Júpiter
(Imagem: SN VFX / Shutterstock)

A base da pesquisa é o clima da Terra. Embora nosso planeta não tenha uma tempestade que tenha sobrevivido por centenas de anos, há sistemas maiores, como os domos de calor, também influenciados por sistemas climáticos menores, destacou o pesquisador. “Nosso estudo tem implicações convincentes para eventos climáticos na Terra”.

“Interações com sistemas climáticos próximos demonstraram sustentar e amplificar domos de calor, o que motivou nossa hipótese de que interações semelhantes em Júpiter poderiam sustentar a Grande Mancha Vermelha. Ao validar essa hipótese, fornecemos suporte adicional a essa compreensão dos domos de calor na Terra”.

A equipe agora planeja refinar a simulação para talvez até descobrir como a Grande Mancha Vermelha surgiu, outro mistério do fascinante evento climático. O estudo foi publicado na revista Icarus.