O homem já pisou na Lua. Mesmo assim, o satélite natural da Terra ainda esconde alguns mistérios. Um deles é sobre a formação lunar. Acredita-se que ela tenha se tornado sólida logo depois de se formar, há 4,4 bilhões de anos. Mas um novo estudo aponta que existem evidências de um grande evento magmático que teria ocorrido cerca de 100 milhões de anos após a formação da Lua.

Análise de zircões coletados em missões espaciais

• Os pesquisadores analisaram rochas coletadas durante as missões Apollo.
  • A equipe datou mais de 500 zircões e identificaram que eles teriam cerca de 4,33 bilhões de anos.
  • Estes materiais são formados a partir do magma solidificado e fornecem informações sobre ao passado da Lua.
  • Segundo os cientistas, este alto número de zircões em uma época posterior à formação da superfície lunar pode ter sido resultado de uma colisão que criou a maior cratera de impacto conhecida no Sistema Solar.
  • O estudo foi publicado na revista Science Advances.
Lado oculto da Lua (Crédito: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University)

Crateras semelhantes podem ter sido formadas em outros planetas (incluindo a Terra)

Uma das possibilidades levantadas pelos pesquisadores é que os zircões tenham sido formados durante um período de intensos impactos de asteroides. No entanto, a equipe acredita que a evidência mais forte apoia a ideia de que esse evento foi causado pelo impacto que resultou na formação da bacia do Polo Sul – Aitken, uma enorme cratera de 2.500 km de diâmetro e 13 quilômetros de profundidade localizada no lado oculto da Lua.

Um impacto tão grande teria escavado o material do manto lunar de grandes profundidades. Sugerimos que os zircões que datamos provavelmente cristalizaram dentro da folha de fusão de impacto à medida que esfriava e se diferenciava. Impactos subsequentes poderiam ter distribuído esses zircões pela superfície lunar.

Melanie Barboni, pesquisadora da Arizona State University
Bacia do Polo Sul – Aitken, na Lua (Imagem: Nasa)

Ainda de acordo com os pesquisadores, este impacto pode ter causado um evento magmático tão grande que o responsável por ele pode estar enterrado na região até hoje. Se a hipótese estiver certa, a ciência poderá aumentar a compreensão sobre a Lua e todo o Sistema Solar.

A equipe destaca que se a Lua estivesse sendo atingida por tais objetos naquela época, a Terra também poderia. E embora as crateras desse período tenham sido apagadas pelos movimentos das placas tectônicas, descobertas do tipo podem revelar alguns mistérios do nosso planeta.