A música é uma das marcas da humanidade, mas a sua história é relativamente recente. O instrumento musical mais antigo conhecido do mundo tem cerca de 50 mil anos e é uma flauta de Neandertal esculpida no osso de um urso. Ela foi encontrada em 1995 em uma caverna da Eslovênia. Já a música mais velha de que se tem conhecimento é muito mais recente.

Hino a Nikkal foi criado na língua hurrita

  • Composto por letras, notação musical e instruções de afinação para uma lira babilônica esculpida em uma tábua de argila, o Hino a Nikkal foi criado há “apenas” 3.400 anos.
  • Os arqueólogos descobriram a música no início dos anos 1950, ao lado de quase três dúzias de outros hinos hurritas incompletos, durante uma escavação no Palácio Real de Ugarit, no que hoje é o norte da Síria.
  • Apesar de ser uma música completa, o Hino a Nikkal tem sido objeto de discussão desde que foi publicado na íntegra, em 1968.
  • A principal dúvida é como tocá-la: isso porque a língua hurrita, em que a música foi escrita, ainda é um grande mistério para os arqueólogos.
  • As informações são da Rolling Stone e do jornal The Guardian.

Ouça abaixo a versão “original” da música mais antiga do mundo:

publicidade

Leia mais

Música foi recriada por banda dinamarquesa

Um grupo de folk germânico-nórdico resolveu topar o desafio e cantar a música mais antiga do mundo. O responsável pelo feito é o instrumentista e produtor Christopher Juul, da banda Heilung. Ao lado da vocalista Maria Franz e de Kai Uwe Faust, ele criou o grupo em 2014.

publicidade

Desde então, o trio estabeleceu o objetivo de “amplificar a história”. Seus dois lançamentos de estúdio anteriores, Ofnir e Futha, ressuscitam a música das culturas viking, da idade do ferro e da idade do bronze, inspirados por descobertas de artefatos e textos antigos.

Agora, eles lançaram a própria interpretação do Hino a Nikkal, a penúltima faixa do mais recente álbum da banda. Neste desafio, o grupo se baseou em um artigo acadêmico de 1984, um trabalho pioneiro da teoria musical antiga (ouça abaixo a versão criada pela banda Heilung).

publicidade

Por milênios, a história da música foi sustentada apenas pelo boca a boca, uma tradição comum na antiguidade. Um fato conhecido sobre a obra é que ela é dedicada a Nikkal, a esposa do Deus da lua adorada no antigo Oriente Médio.