Na América Latina e nos Estados Unidos, existem placas espalhadas pelas ruas com mensagem bem estranha: “A ideia de Toynbee no filme 2001 ressuscita mortos no planeta Júpiter“.

A origem dessas placas – e de quem as criou e as espalhou mundo afora, bem como o que significam – ainda é um mistério, mas muitos tentam resolvê-lo. Mas, o que sabemos até agora sobre as placas de Toynbee?

publicidade

O que são essas placas de Toynbee?

  • Suas primeiras aparições datam da década de 1980;
  • Elas são consideradas uma espécie de “arte de rua de guerrilha”;
  • Toynbee é uma referência a Arnold J. Toynbee (1889-1975), historiador britânico;
  • A mensagem principal que ela carrega – “A ideia de Toynbee no filme 2001 ressuscita mortos no planeta Júpiter” – é muito comum, mas outras citam o cineasta Stanley Kubrick (1928-1999), e tudo indica que elas se referem ao filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”;
  • Não há clareza sobre uma possível conexão entre o trabalho de Kubrick, Toynbee e o autor anônimo das placas.

Placa de Toynbee em Filadélfia (EUA)
Placa de Toynbee em Filadélfia (Imagem: Spikebrennan/Wikimedia Commons by CC BY-SA 4.0)

Locais de aparecimento

As placas de Toynbee foram instaladas em mais de duas dúzias de grandes cidades dos EUA e em quatro cidades latinas. Contudo, o IFL Science ressalta que as placas sul-americanas devem ser falsificações.

publicidade

Algumas das cidades nas quais as placas foram deixadas são Kansas City, Boston, Richmond, Filadélfia, região suburbana de Connecticut, Edison, Noblesville, Buffalo, Siracusa, São Francisco, Portland e Roswell (esta última já é famosíssima por conta do suposto OVNI que caiu na região em 1947).

Os criadores do filme “Ressusrect Dead: The Mistery Of The Toynbee Tiles” dizem que, “primeiro, uma mensagem é esculpida em um pedaço de linóleo não flexível e não quebradiço”.

publicidade

Leia mais:

Dois pedaços de papel alcatroado são usados ​​para cobrir o linóleo como pão cobrindo o recheio de um sanduíche. O linóleo também é sufocado com cola Elmer e massa de asfalto para rachaduras. A mistura inteira é, então, colocada no asfalto de um cruzamento enquanto escondida pelo papel alcatroado.

Criadores do filme “Ressusrect Dead: The Mistery Of The Toynbee Tiles”

E completam: “O ladrilho é ‘cozido’ no chão pelo calor do Sol, que liquefaz o asfalto muito levemente. A pressão do tráfego de carros e pedestres pressiona ainda mais o ladrilho no chão. Quando a camada superior de papel alcatroado for removida, o ladrilho estará profundamente incrustado e será impossível removê-lo sem repavimentar completamente a rua.”

publicidade

Arnold J. Toynbee, citado na maioria das placas (Imagem: Dutch National Archives, The Hague, Fotocollectie Algemeen Nederlands Persbureau [ANEFO], 1945-1989/Wikimedia Commons by CC BY-SA 3.0 nl)

Quem é o criador dessas placas?

Até hoje, ninguém sabe quem criou e espalhou as placas de Toynbee. Contudo, muitos apontam um morador recluso da Filadélfia (EUA) como sendo o responsável por esse mistério.

Até hoje, a família do suspeito diz não ter nada a ver com a polêmica, mas a proximidade de boa parte das placas com a cidade da Pensilvânia (EUA) sugere que alguém de lá foi quem as construiu e espalhou.

O cineasta Jon Foy, que esteve envolvido no longa que aborda o assunto, afirmou que eles enviaram uma cópia do filme ao suposto responsável, mas que não recebeu resposta.