A Twitch lançou uma atualização do seu aplicativo para celulares que coloca o feed no estilo TikTok no centro da experiência do usuário. O update chega tanto para celulares Android quanto modelos de iPhone.

A grande mudança é que quando o usuário toca no ícone para abrir o novo aplicativo da Twitch, ele abre no feed de conteúdo sugerido pela plataforma, numa aba chamada “Início”, ao invés de abrir na aba “Seguindo”.

publicidade

Novo aplicativo da Twitch é bem parecido ao TikTok

O objetivo da grande atualização do aplicativo da Twitch é deixar “fácil encontrar streamers que você já ama, enquanto também explora e descobre outros streamers”, diz um post publicado no blog da empresa.

A postagem ainda aponta que mais da metade dos usuários “assistem à Twitch principalmente” em seus celulares. Mas “precisamos facilitar para esses espectadores encontrar conteúdo quando visitam a Twitch e tornar a experiência mais divertida para que eles retornem mais frequentemente”, explica a empresa.

publicidade
Montagem com captura de tela do novo aplicativo da Twitch
Interface do novo aplicativo da Twitch prioriza feed à la TikTok (Imagem: Divulgação/Twitch)

O novo aplicativo da Twitch traz uma aba de “Navegação”, uma aba de “Atividade” para ver notificações, uma aba de perfil e um botão de “mais” que você pode tocar para acessar recursos como iniciar uma transmissão ao vivo.

Se você quiser ver o que os streamers que segue postaram ou estão transmitindo, pode tocar no feed “Seguindo”, que fica no canto superior esquerdo.

publicidade

Leia mais:

(Neste vídeo publicado pela Twitch dá para ter uma ideia de como está a nova interface do aplicativo.)

publicidade

‘TikTokização’ da Twitch

Ilustração sobre atualização da Twitch
Twitch implementa funcionalidades inspiradas no TikTok há bastante tempo (Imagem: Divulgação/Twitch)

Não é de hoje que a Twitch experimenta mudanças em sua interface (e experiência) que remetem ao TikTok. Veja abaixo um rápido retrospecto sobre isso:

  • A empresa anunciou um experimento inicial de “feed de descoberta” em agosto;
  • Lançou o feed para todos os usuários em abril como uma aba “Feed” no aplicativo;
  • O CEO do Twitch, Dan Clancy, mencionou planos da empresa em tornar o feed de descoberta a “nova experiência de entrada no aplicativo” numa carta aberta publicada no começo de 2024.