CrowdStrike: companhia aérea dos EUA quer indenização após falha global 

Delta Air Lines apontou que interrupção resultou em mais de 8 mil cancelamentos 
Tamires Ferreira30/07/2024 14h01
Celular com logotipo da Crowdstrike na tela e, ao fundo, computador com gráfico da empresa aberto
Uma atualização de driver do sistema da Crowdstrike pode ter causado apagão cibernético global (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)
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A Delta Air Lines, uma das principais companhias aéreas dos Estados Unidos, buscará indenização contra a CrowdStrike pela recente interrupção global de TI que paralisou diversos setores, principalmente companhias aéreas. 

Segundo a empresa, a falha do software “Falcon Sensor” levou a mais de 2.200 cancelamentos de voos em 19 de julho e mais de 6 mil voos desde então. A Delta contratou um escritório de advocacia e também buscará indenização da Microsoft, conforme relatou a CNBC. 

Apagão cibernético da CrowdStrike: o que aconteceu?  

  • Uma falha em um dos sistemas de segurança da CrowdStrike causou um apagão global na sexta-feira (19);   
  • O incidente provocou um caos global, afetando diversos setores importantes, como aviação, bancos, comunicações e até mesas de negociações;  
  • A pane global afetou a Microsoft e, consequentemente, o Windows, devido a uma falha ligada ao sistema CrowdStrike Falcon;   
  • O CrowdStrike Falcon Sensor é uma ferramenta de segurança — foi o primeiro produto lançado pela CrowdStrike, em 2013, com foco corporativo;  
  • A interrupção ocorreu porque a plataforma avançada continha uma falha que forçava os computadores que executavam o sistema operacional Windows da Microsoft a travar e exibir a chamada tela azul da morte;  
  • O problema foi corrigido ainda na sexta, mas foi alertado que um impacto residual permaneceria por alguns dias até que tudo se restabelecesse.   
Fachada da Crowdstrike
(Imagem: iStock)

De acordo com a Reuters, as ações da CrowdStrike, que mais que dobraram em 2023, caíram mais de 24% desde a paralisação, levando a uma perda de mais de US$ 20 bilhões em valor de mercado. 

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Clientes também estão considerando desacelerar ou pausar os gastos com a empresa, além de aguardarem uma redução de preços, conforme pesquisa da Evercore ISI. 

Segundo analistas da Needham, a reação do mercado era esperada. Os danos causados pela interrupção também levarão a “uma menor disposição do cliente em depender fortemente de plataformas únicas, já que essa escolha introduz risco de concentração”. 

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

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