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A Delta Air Lines, uma das principais companhias aéreas dos Estados Unidos, buscará indenização contra a CrowdStrike pela recente interrupção global de TI que paralisou diversos setores, principalmente companhias aéreas.
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Segundo a empresa, a falha do software “Falcon Sensor” levou a mais de 2.200 cancelamentos de voos em 19 de julho e mais de 6 mil voos desde então. A Delta contratou um escritório de advocacia e também buscará indenização da Microsoft, conforme relatou a CNBC.
Apagão cibernético da CrowdStrike: o que aconteceu?
- Uma falha em um dos sistemas de segurança da CrowdStrike causou um apagão global na sexta-feira (19);
- O incidente provocou um caos global, afetando diversos setores importantes, como aviação, bancos, comunicações e até mesas de negociações;
- A pane global afetou a Microsoft e, consequentemente, o Windows, devido a uma falha ligada ao sistema CrowdStrike Falcon;
- O CrowdStrike Falcon Sensor é uma ferramenta de segurança — foi o primeiro produto lançado pela CrowdStrike, em 2013, com foco corporativo;
- A interrupção ocorreu porque a plataforma avançada continha uma falha que forçava os computadores que executavam o sistema operacional Windows da Microsoft a travar e exibir a chamada tela azul da morte;
- O problema foi corrigido ainda na sexta, mas foi alertado que um impacto residual permaneceria por alguns dias até que tudo se restabelecesse.

De acordo com a Reuters, as ações da CrowdStrike, que mais que dobraram em 2023, caíram mais de 24% desde a paralisação, levando a uma perda de mais de US$ 20 bilhões em valor de mercado.
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- Caos global: apagão cibernético atrapalha voos, bancos e comunicação mundial
- Apagão cibernético: O que é o sistema CrowdStrike Falcon?
- CrowdStrike: mais de 97% dos sensores Windows já estão online novamente
Clientes também estão considerando desacelerar ou pausar os gastos com a empresa, além de aguardarem uma redução de preços, conforme pesquisa da Evercore ISI.
Segundo analistas da Needham, a reação do mercado era esperada. Os danos causados pela interrupção também levarão a “uma menor disposição do cliente em depender fortemente de plataformas únicas, já que essa escolha introduz risco de concentração”.