Segundo balanço do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) — novo RG — já foi emitida por cerca de 10 milhões de brasileiros, espalhados por 24 estados e Distrito Federal. 

Vale lembrar que o documento será o único aceito a partir de 2032, conforme Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023. Até essa data, o tradicional RG dos estados continua válido. 

publicidade

Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

  • Para a emissão, é necessário procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu estado. 
  • O requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico, ou digital. 
  • O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital. 
  • A primeira via e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83.  
  • Já a segunda via tem um custo que varia de estado para estado. 
  • Além disso, se o cidadão desejar a opção em policarbonato (plástico) haverá cobrança por parte do estado emissor. 
  • Lembrando que a antiga carteira de identidade ainda não perdeu a validade, mas só será aceita até 28 de fevereiro de 2032. 
NOVO RG
Solenidade de lançamento da Carteira de Identidade Nacional.

A CIN tem como objetivo modernizar o Sistema de Identificação do Cidadão no Brasil e estabelecer dados íntegros para os cadastros do governo. A nova carteira de identidade adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de Registro Geral (RG) em todo o país. 

Leia mais!

publicidade

A intenção também é reduzir o número de fraudes e ampliar a segurança dos processos de identificação. Até o momento, apenas Amapá e Roraima ainda não emitem o documento. 

Estamos trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a emissão da CIN, recomendamos aos cidadãos que têm interesse em ter a sua carteira que procurem o posto de atendimento de seu estado”, afirmou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.