Empresa segue com forte crescimento (Imagem: JRdes/Shutterstock)
A Nvidia anunciou uma série de serviços e plataformas para acelerar o desenvolvimento de robôs humanoides em escala global. Entre as novidades estão os microserviços NIM, o serviço de orquestração OSMO e um fluxo de trabalho de teleoperação habilitado por inteligência artificial (IA) e simulação.
Essas ferramentas visam facilitar a criação, o treinamento e a construção da próxima geração de robôs humanoides.
Os microserviços NIM proporcionam contêineres pré-configurados com software de inferência da Nvidia, permitindo que desenvolvedores reduzam o tempo de implantação de semanas para minutos. Dois novos microserviços de IA foram introduzidos: o MimicGen, que gera dados sintéticos de movimento, e o Robocasa, que cria tarefas robóticas e ambientes prontos para simulação.
O serviço OSMO, agora disponível, é uma solução gerenciada em nuvem que orquestra e escala fluxos de trabalho complexos de desenvolvimento de robôs. Ele simplifica processos como a geração de dados sintéticos, treinamento de modelos e testes em larga escala, reduzindo o ciclo de desenvolvimento de meses para menos de uma semana.
Treinar modelos para robôs humanoides requer uma quantidade enorme de dados, geralmente obtidos por teleoperação. A Nvidia apresentou um fluxo de trabalho de teleoperação que utiliza IA e a plataforma Omniverse para gerar grandes quantidades de dados sintéticos a partir de poucas demonstrações humanas capturadas remotamente.
Esse processo começa com a captura de demonstrações usando o Apple Vision Pro, que são então simuladas no Nvidia Isaac Sim. O microserviço MimicGen gera conjuntos de dados sintéticos a partir dessas gravações, que são usados para treinar o modelo de robô humanoide Projeto GR00T. O Robocasa, por sua vez, é usado para gerar experiências de re-treinamento do modelo.
Leia mais:
Os desenvolvedores interessados já podem se inscrever no Programa de Desenvolvedores de Robôs Humanoides da Nvidia para acessar os serviços OSMO e Isaac Lab, com acesso aos microserviços NIM em breve.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de julho de 2024 19:18