O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. O documento, intitulado “IA para o Bem de Todos”, prevê investimentos de 23 bilhões de reais até 2028 e inclui medidas de governança, infraestrutura e inovação. O texto prevê, por exemplo, a aquisição de um supercomputador de IA para o Brasil, a criação de uma Olimpíada de IA e a aplicação de tecnologias avançadas em áreas como saúde pública, finanças e preservação da Amazônia. Na semana que vem, Lula deve apresentar o plano numa reunião ministerial. Esse é o tema da coluna Fala AI!

O colunista do Olhar Digital Roberto Pena Spinelli, que é físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial, explicou quais são os principais pontos do texto.

publicidade

A gente não tem o documento final, foi só o anúncio desse documento. Ele coloca que são cinco eixos. […] Então eu olhando, achei muito legal. De fato, parece bacana, a gente sabe que o investimento é de 23 bilhões de reais, o que é muito dinheiro, uma verba considerável. 
Roberto Pena Spinelli

A coluna Fala AI é exibida toda terça-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!