A Ford está tentando patentear um sistema de câmeras que reporta veículos em alta velocidade às autoridades.

Um pedido de patente foi depositado pela Ford, intitulado “Sistemas e métodos para detectar violações de excesso de velocidade”.

publicidade

O pedido foi publicado pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) em 18 de julho. A Ford solicitou inicialmente a patente em 12 de janeiro de 2023, e pretende promover o uso de veículos para monitorar a velocidade uns dos outros.

Como o sistema da Ford denunciaria velocidades acima do permitido?

  • Quando um automóvel equipado detecta que um veículo próximo está viajando acima do limite de velocidade publicado, ele usará câmeras a bordo para capturar uma imagem de quem excedeu o permitido.
  • O veículo equipado poderá então enviar um relatório contendo dados de velocidade e imagens do veículo em alta velocidade diretamente para as autoridades policiais ou unidades de monitoramento na estrada.
  • As autoridades também receberão dados de localização de GPS.
Logotipo da Ford em um volante
Veículo com câmera da Ford alertaria infração para as autoridades automaticamente (Imagem: Nick Shoe / Shutterstock)

Leia mais

publicidade

A Ford disse em seu requerimento que os veículos de vigilância tornariam o trabalho das autoridades policiais mais fácil porque não precisariam identificar rapidamente as violações e se envolver em perseguições.

A montadora acrescentou que parte do trabalho poderia ser delegada a veículos autônomos, que também poderiam ser equipados para detectar excesso de velocidade.

publicidade

Como policiais reais não estariam presentes para testemunhar a suposta infração de excesso de velocidade, ainda não está claro qual argumento jurídico a montadora teria se tentasse implementar a tecnologia.

Atualmente, os radares servem como fiscalização fixa dos limites de velocidade, embora só possam emitir multas com base no número da placa do veículo, porque não conseguem confirmar a identidade do motorista.

velocímetro
A Ford quer contribuir para denunciar quem dirigir com excesso de velocidade – Imagem: GLF Media/Shutterstock