Arqueólogos identificaram uma nova espécie de tiranossauro que viveu entre 66 e 72 milhões de anos atrás. A descoberta foi feita a partir de fósseis localizados na Formação Nanxiong do distrito de Nankang, na China, e podem revelar mistérios sobre a evolução destes dinossauros.

Espécie recebeu o nome de Asiatyrannus xui

• Segundo pesquisadores, os tiranossauros podiam ter focinhos longos e finos ou grossos e profundos.
  • Esta nova espécie, que recebeu o nome de Asiatyrannus xui, apresenta um focinho profundo e não totalmente desenvolvido.
  • Acredita-se que ele tenha sido um dinossauro de pequeno a médio porte, medindo cerca de 3,5 a 4 metros de comprimento, aproximadamente metade do tamanho dos tiranossauros Qianzhousaurus de focinho longo que também viveram na região.
  • As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Scientific Reports.
Fóssil de novo tiranossauro descoberto na China (Imagem: reprodução/Scientific Reports)

Evolução dos tiranossauros

Segundo os pesquisadores, o fato das espécies Asiatyrannus Qianzhousaurus terem vivido na mesma região durante o período Cretáceo Superior pode sugerir que as suas diferentes morfologias de focinho refletem os diferentes nichos ecológicos que ocupavam. Isso é um grande passo para compreender melhor a evolução destes dinossauros.

Ainda de acordo com a equipe responsável pelo estudo, o Asiatyrannus é o primeiro dinossauro tiranossaurídeo definitivo de focinho profundo do sul da China e é a ocorrência mais meridional na Ásia. Além disso, é atualmente o único tiranossauro definitivo de pequeno a médio porte.

Asiatyrannus xui (Imagem: reprodução/Scientific Reports)

Os cientistas observam que a descoberta “revela a coexistência do tiranossaurídeo de focinho comprido e focinho profundo no sudeste da China, como no Cretáceo Superior da Ásia Central”. Também segundo o trabalho, o Qianzhousaurus, “sem dúvida, ocupou o predador de ponta, mas o Asiatyrannus pode representar o nicho de terópodes de pequeno a médio porte entre o Qianzhousaurus de corpo grande e os diversificados oviraptorossauros de corpo pequeno”.