Imagem: Reprodução/Met-Rx World's Strongest Man
Quem faz academia sabe o quão desafiador pode ser levantar um peso. Também dá a real dimensão do trabalho árduo das pessoas que vivem em competições do tipo. Não somente aquelas que mostram corpos definidos, mas também as de força bruta.
Torneios do Homem Mais Forte do Mundo existem aos montes. O mais tradicional deles é o Met-Rx World’s Strongest Man, realizado desde 1977. O atual campeão é o britânico Tom Stoltman.
Leia mais
Nunca assistiu a um desses? Imagine montanhas de músculos arrastando pneus, levantando pedras, lançando troncos de árvore e até arrastando ônibus!
No meio de tudo isso, os competidores fazem um exercício relativamente comum – e que todo mundo conhece na academia: o deadlift – que chamamos de levantamento terra aqui no Brasil.
Os educadores físicos afirmam que esse é um dos movimentos mais completos que existem. Você usa os dorsais, o quadríceps, os glúteos, o trapézio, enfim, quase o corpo todo.
O recorde mundial desse exercício, segundo o Guinness World Records, pertence ao islandês Hafþór Júlíus Björnsson, o intérprete de Gregor Clegane, a Montanha, de Game of Thrones. Ele levantou incríveis 501 quilos em 2020.
De acordo com Schroeder, os atletas de elite devem superar os bloqueios mentais para levantar pesos cada vez mais pesados.
E aqui entram dois fatores. O primeiro é a chamada “inibição neuromuscular”, que coloca um limite na força com a qual um músculo pode se contrair. Ela funciona como uma espécie de mecanismo de defesa do nosso corpo; algo para ajudar a prevenir lesões.
O segundo fator é mais psicológico. O professor explica que o nosso cérebro pode destravar uma força maior dentro de nós mesmos. Segundo ele, se a pessoa se colocar no estado mental certo, ela consegue “recrutar” todas as suas fibras musculares.
Um estudo de 2020 dá uma ideia mais concreta do que isso significa. Nele, os pesquisadores tentaram determinar se a visualização positiva (uma técnica que envolve o ensaio mental de resultados positivos) pode impactar o treinamento de força.
Para isso, eles recrutaram 133 atletas em uma universidade e os dividiram em dois grupos. Ao primeiro foi solicitado que eles se imaginassem levantando 110% de sua capacidade física. Eles deviam fazer isso por 5 minutos todos os dias e ouvindo música motivacional. O segundo grupo não fez isso.
Após três semanas, os atletas retornaram ao laboratório e aqueles que praticaram a visualização positiva aumentaram sua capacidade de levantamento de peso entre 4,5 e 7 kg. Já o outro grupo teve um acréscimo médio de 2 kg apenas.
A visualização positiva é uma técnica que você pode repetir em casa. O levantamento terra com 500 quilos não! É importante destacar que a sobrecarga muscular em pessoas normais (não atletas de ponta) pode causar lesões. A dica, portanto, é: não faça isso em casa e procure sempre um especialista.
As informações são do Live Science.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de julho de 2024 12:27