O Google lançou atualizações para a sua pesquisa com a intenção de tornar as deepfakes explícitas mais difíceis de encontrar por qualquer usuário. A ideia também é fazer com que o processo para removê-las dos resultados também fique mais fácil.

Em um post em seu blog, a empresa anunciou as medidas, garantindo que os usuários que solicitarem remoção nos resultados de pesquisa das deepfakes usando suas imagens de modo não consensual conseguirão mais facilmente que o conteúdo seja removido, assim como resultados semelhantes.

publicidade

Há muito tempo é possível que os usuários solicitem a remoção desse tipo de imagem conforme as políticas do Google.

Agora, sempre que atender ao pedido de remoção de alguém, o Google também filtrará todos os resultados explícitos em pesquisas semelhantes sobre essa pessoa.

publicidade

Os sistemas da empresa procurarão quaisquer duplicatas da imagem ofensiva e também as removerão. Esta atualização pode ajudar a aliviar alguns dos medos das vítimas caso elas estejam preocupadas com a possibilidade de a mesma imagem aparecer novamente em outros sites.

Deepfakes com nudez explícita têm sido prejudiciais desde que as capacidades das IAs generativas melhoraram (Imagem: SB Arts Media/Shutterstock)

Leia mais

publicidade

Além disso, o Google atualizou seus sistemas de classificação para que, se um usuário pesquisar especificamente por deepfakes explícitas com o nome de uma pessoa, os resultados exibirão conteúdo não explícitos ou que não são deepfakes.

Com base no anúncio do Google, parece que ele também tem planos de educar o usuário que procura deepfakes, mostrando-lhes resultados que discutem seu impacto na sociedade.

Google não quer prejudicar buscas de conteúdo legítimo

  • O Google, em sua tentativa de banir as deepfakes de sua página de resultados, não quer que as novas políticas removam da busca conteúdos que não são manipulados, como a cena de nudez de um ator.
  • A empresa admite que ainda há muito trabalho a fazer quando se trata de separar imagens explícitas legítimas de falsas.
  • Embora ainda seja um trabalho em andamento, uma das soluções implementadas seria rebaixar nos resultados da pesquisa os sites que receberam um grande volume de remoções por imagens manipuladas.
Google intensifica políticas em seu buscador para impedir propagação de deepfakes com nudez – Imagem: PixieMe/Shutterstock