Honda seria uma das montadoras que vendeu os dados de motoristas de seus carros (Imagem: Jevanto Productions/Shutterstock)
As japonesas Nissan e Honda anunciaram, nesta quinta-feira (1), uma nova parceria para conduzir pesquisas conjuntas sobre tecnologias de uma plataforma de software de próxima geração. Além do novo sistema focado em elétricos, as empresas concordaram em cooperar em áreas como baterias, eixos elétricos e complementação de veículos.
Conforme apontado pela Reuters, a iniciativa das fabricantes ocorre no momento em que as empresas precisam aumentar as vendas de veículos elétricos. Ambas vêm perdendo participação no mercado-chave, a China, onde elas fizeram grandes investimentos nos últimos anos.
A dupla de fabricantes combinou vendas globais de 7,4 milhões de veículos em 2023. Elas enfrentam fortes rivais como Tesla e BYD.
Leia mais!
De acordo com o CEO da Honda, Toshihiro Mibe, a cooperação em software deve beneficiar as duas empresas, já que a capacidade de processar dados e o número de engenheiros trabalhando na área aumentam a competitividade.
A parceria também visa analisar se as baterias EV de íons de lítio fabricadas pela LH Battery Company, uma joint venture entre a Honda e a LG, pode ser fornecido à Nissan na América do Norte a partir de 2028.
As empresas pretendem ainda padronizar as especificações dos eixos elétricos que serão usados em uma futura geração de veículos movidos a bateria.
Esta post foi modificado pela última vez em 1 de agosto de 2024 14:05