Grupos progressistas dos EUA estão pressionando o Departamento de Justiça (DOJ) para investigar a Nvidia sobre preocupações antitrustes. Os grupos, que contam com apoio da senadora democrata Elizabeth Warren, enviaram uma carta ao órgão citando o domínio da empresa no mercado de chips que impulsiona o boom da inteligência artificial. 

Nvidia na mira? 

  • Ao todo, 10 grupos assinaram a cara pedindo a investigação das práticas comerciais da Nvidia; 
  • A big tech atingiu recentemente um valor de mercado de US$ 3 trilhões devido à demanda por chips capazes de executar os modelos complexos por trás da IA generativa; 
  • Os grupos criticaram ainda a agregação de software e hardware da Nvidia, uma prática que as autoridades antitruste francesas sinalizaram enquanto também se preparam para apresentar acusações; 
  • Vale lembrar que, em junho, um acordo foi fechado entre reguladores dos EUA e o Departamento de Justiça para supervisionar potenciais investigações antitruste sobre a Nvidia – a Comissão Federal de Comércio está analisando a Microsoft e a OpenAI; 
  • A Nvidia se manifestou sobre o pedido e preocupação dos grupos do governo. O DOJ ainda não se pronunciou. 
Chip acoplado em uma placa-mãe com escrita "IA" em branco; à esquerda, um smartphone mostra o logo da Nvidia
(Imagem: Below the Sky/Shutterstock)

Os reguladores não precisam se preocupar, pois aderimos escrupulosamente a todas as leis e garantimos que a NVIDIA esteja abertamente disponível em todas as nuvens e no local para todas as empresas. Continuaremos a dar suporte a inovadores aspirantes em todos os setores e mercados e estamos felizes em fornecer qualquer informação que os reguladores precisem. 

Porta-voz da Nvidia. 

Leia mais!

publicidade

A Nvidia detém cerca de 80% do mercado de chips de IA, incluindo os processadores de IA personalizados feitos por empresas de computação em nuvem como Google, Microsoft e Amazon. 

Excluindo os chips dos provedores de nuvem, a Nvidia atingiu quase 100% de participação de mercado. Essa dominação ajuda a empresa a reportar margens brutas entre 70% e 80%. 

Permitir que uma única empresa seja efetivamente a guardiã do futuro da IA no mundo é perigoso e apresenta riscos econômicos terríveis. O DOJ está certo em investigar as práticas anticompetitivas da Nvidia.

Elizabeth Warren, senadora em Massachusetts, à Reuters.