A Siri turbinada com Apple Intelligence pode ter parecido empolgante no ambiente controlado das demonstrações no WWDC 2024. Mas como essa Siri funciona no mundo real? O The Verge testou numa versão beta do iOS 18. E dá para ter uma ideia de como o Apple Intelligence vai ser.

O relato de Allison Johnson traz as primeiras impressões dela ao usar a Siri “mais inteligente” numa versão do iOS 18 disponível, por ora, apenas para desenvolvedores. E que roda apenas no iPhone 15 Pro e no iPhone 15 Pro Max.

publicidade

“Esta versão vem com melhorias significativas na compreensão da linguagem, mas atualizações futuras adicionarão recursos como ciência do que está na sua tela e a capacidade de tomar ações em seu nome”, escreve Allison.

“Enquanto isso, o restante do conjunto de recursos do Apple Intelligence apresentado nesta atualização [da Siri] parece uma festa à espera do convidado de honra.”

publicidade

Siri com Apple Intelligence traz espetáculo de luzes e poucas mudanças (por ora)

A mudança mais visível ao começar a usar a Siri com Apple Intelligence é visual. Isso porque quando a assistente é ativada, as bordas da tela brilham. Se você tem iPhone e ativar a Siri agora, vai aparecer apenas aquela bolinha, o símbolo da assistente.

Pessoa segurando iPhone 15 Pro com Siri com Apple Intelligence ativada
Siri com Apple Intelligence é um espetáculo de luzes (Imagem: Apple/YouTube)

Já na parte mais, digamos, interna da Siri, Allison escreve que as melhorias da atualização são úteis. Como exemplo, ela citou:

publicidade

“Tocar duas vezes na parte inferior da tela trará uma nova maneira de interagir com o assistente: através de texto. Ela também está muito melhor na interpretação da linguagem natural, esperando mais pacientemente por hesitações e “hums” enquanto eu tropeço em perguntas. Ela também entende quando estou fazendo uma pergunta de follow-up [relacionada à anterior].”

No entanto, apesar do espetáculo de luzes, a Siri é praticamente a mesma de sempre, segundo Allison. “Ela continua sendo principalmente uma máquina de ‘deixe-me pesquisar isso para você’. As atualizações mais significativas ainda estão por vir em futuras atualizações, quando a Siri ganhará consciência do que está na sua tela e poderá tomar ações em aplicativos para você.”

publicidade

Leia mais:

Atualização com Siri turbinada dá ideia de como IA da Apple vai ser no iPhone

Além da Siri mais esperta, a versão do iOS 18 testada por Allison traz outros recursos da Apple Intelligence. Mas encontrá-los é uma espécie de caça ao tesouro. No caso, é uma caça a vários tesouros pequenos.

Painel com destaques de recursos do Apple Intelligence
Recursos do Apple Intelligence já aparecem no iOS 18 beta, mas meio escondidos (Imagem: Apple/YouTube)

Os pedaços da nova IA da Apple estão no aplicativo de e-mail, com um botão de resumo no topo de cada e-mail, e em qualquer lugar que você possa digitar e destacar texto (que agora mostra a opção “ferramentas de escrita”, com revisão de IA, sugestões de escrita e resumos).

E-mail

As novas funcionalidades de IA mais aparentes estão no aplicativo de e-mail. A Apple Intelligence destaca o que considera ser e-mails importantes num cartão que fica acima do restante da caixa de entrada marcada como prioridade. Abaixo disso, os e-mails mostram um breve resumo no lugar das primeiras linhas de texto que você normalmente veria.

“Há algo encantador na tentativa sincera da IA de resumir e-mails promocionais, tentando ajudar a destacar detalhes como “Mochilas e lancheiras com ENVIO GRÁTIS” e “Nectarinas brancas orgânicas são doces e suculentas, na temporada agora”, escreve ela.

E acrescenta: “Os e-mails aos quais deu status de prioridade eram genuinamente importantes, o que é promissor.”

Escrita

Montagem com capturas de tela de aplicativo de Notas com Apple Intelligence
(Imagem: Reprodução/The Verge)

“‘Me ajude a escrever algo’ é algo bastante comum para a IA gerativa hoje em dia, e o Apple Intelligence faz isso tão bem quanto qualquer outro”, escreve Allison. “Você pode fazer com que torne seu texto mais amigável, profissional ou conciso. Você também pode criar resumos de texto ou sintetizá-lo em listas com marcadores de pontos principais ou uma tabela.”

Para ela, isso é mais útil no aplicativo Notas (onde dá para anexar gravações de voz agora) do que em qualquer outro lugar. É que essas gravações vêm com transcrições automáticas – o que não é graças à IA da Apple. Mas o Apple Intelligence permitirá que você transforme uma transcrição de gravação em um resumo ou uma lista, aponta Allison.

“Isso é útil se você quiser apenas associar ideias livremente enquanto grava um áudio e listar várias coisas que precisa levar para uma viagem próxima; a Apple Intelligence transforma isso numa lista que realmente faz sentido.”

Fotos

Montagem com captura de tela de busca com Apple Intelligence no aplicativo Fotos em iPhone
Busca com Apple Intelligence no aplcativo Fotos entende linguagem natural (Imagem: Apple/YouTube)

A ferramenta de busca no aplicativo Fotos agora usa IA para entender buscas mais complicadas. Você pode pedir fotos de uma pessoa específica usando óculos ou toda a comida que comeu na Islândia, por exemplo. Tudo em linguagem natural, segundo Allison.

“É muito bom. Os resultados voltam rápido e geralmente são confiáveis. Ele encontrou a foto que eu tinha em mente do meu filho usando um par de óculos engraçados, embora também tenha surgido fotos nas quais ele aparecia e outra pessoa estava usando óculos.”

Ela acrescenta: “Ainda assim, acho que é uma funcionalidade que as pessoas imediatamente se acostumam a usar e não pensam duas vezes — intuitiva e obviamente útil.”