Existem coisas na vida com as quais estamos acostumados. Aquelas para as quais estamos preparados. E existem aquelas que nos pegam totalmente de surpresa. É o caso de um projeto recém-lançado pela Volkswagen na Alemanha.

O departamento de veículos clássicos comerciais da montadora desenterrou uma ideia da década de 1950. Imagine uma Kombi, um dos carros clássicos da marca. Só que coloque ela sobre trilhos.

publicidade

Esse é o conceito do projeto Klv-20, que nasceu em 1955 e que voltou a operar neste ano, numa exibição na cidade de Lengenfeld.

Leia mais

publicidade

Uma curiosidade interessante é que o Klv-20 foi desenvolvido naquela época para servir como um veículo de trabalho para a ferrovia federal da Alemanha, a Deutsche Bundesbahn. Ele levava funcionários rapidamente para pontos diferentes da ferrovia.

Como a estatal precisava com certa celeridade de veículos de serviço compactos, ela encomendou um vagão ferroviário Volkswagen Transporter em vez de projetar um novo veículo do zero.

publicidade

A montadora, então, decidiu usar algo que já tinha e que fazia sucesso: pegou uma Kombi e colocou uma estrutura de trem por debaixo dela.

A operação do Klv-20 durou até o fim dos anos 70, quando a ferrovia federal da Alemanha decidiu aposentar o modelo.

publicidade

Apesar do passeio de exibição feito neste ano, a Volkswagen não planeja retomar a produção desse veículo. Ele ficará apenas à mostra no museu da marca.

Como essa Kombi é por dentro

  • Mecanicamente, o veículo vem com um motor Volkswagen de quatro cilindros, com rendimento de 28 cv de potência.
  • A força gerada é transferida para as “rodas” a partir de dois eixos de corpos articulados.
  • A potência de parada vem de um sistema de freio de sapata óleo-hidráulico ativado por pedal.
  • O carro é movido por um motor boxer a gasolina de quatro tempos e transmissão manual de quatro velocidades com marcha ré.
  • Um detalhe estético interessante é que os icônicos faróis redondos não estão lá, assim como suas lanternas traseiras.
É exatamente a mesma Kombi por dentro, mas ela anda sobre trilhos – Imagem: Divulgação/Volkswagen
  • Para atender melhor às regulamentações ferroviárias, a Kombi-trem possui duas luzes dianteiras brancas quase no teto do carro – e só.
  • Por dentro, o veículo possui três fileiras de bancos estofados, totalizando oito lugares.
  • Além disso, o veículo não possui volante nem retrovisor – o que é meio óbvio, já que ele anda somente sobre trilhos.

As informações são do New Atlas.