Após apagão cibernético, acionistas entram com processo contra CrowdStrike

Processo alega que a CrowdStrike mentiu ao dizer que as atualizações de software da empresa foram testadas adequadamente
Alessandro Di Lorenzo02/08/2024 09h51
Celular com logotipo da Crowdstrike na tela e, ao fundo, computador com gráfico da empresa aberto
Uma atualização de driver do sistema da Crowdstrike pode ter causado apagão cibernético global (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)
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Duas semanas após o apagão cibernético global que afetou milhões de pessoas, a CrowdStrike continua enfrentando algumas consequências da pane. Agora, um grupo de acionistas da empresa está processando a companhia.

Acionistas querem pagamento de indenização

A ação judicial acusa a empresa de cibersegurança de fazer declarações “falsas e enganosas” sobre os testes de software. Ela também aponta que o preço das ações da companhia caiu 32% nos dias após o incidente, causando uma perda no valor de mercado de US$ 25 bilhões (mais de R$ 143 bilhões).

O processo foi movido no tribunal federal de Austin, no Texas. Segundo a acusação, os executivos da CrowdStrike fraudaram os investidores, fazendo-os acreditar que as atualizações de software da empresa foram testadas adequadamente.

crowdstrike e microsoft
Processo alega que a CrowdStrike mentiu ao dizer que as atualizações de software da empresa foram testadas adequadamente (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Os acionistas buscam o pagamento de uma indenização pelo ocorrido, mas o valor pedido não foi informado. Teriam direito ao ressarcimento todas as pessoas que possuíam ações da CrowdStrike entre 29 de novembro do ano passado e 29 de julho de 2024.

A empresa nega todas as alegações e promete se defender na justiça. As informações são da BBC.

Leia mais

Falha provocou a chamada “Tela Azul da Morte” (Imagem: Lea Rae/Shutterstock)

Apagão cibernético da CrowdStrike: o que aconteceu?  

  • Uma falha em um dos sistemas de segurança da CrowdStrike causou um apagão cibernético em 8,5 milhões de computadores no dia 19 de julho.
  • O incidente afetos diversos setores, como aviação, bancos, comunicações e até mesas de negociações.
  • A pane global afetou a Microsoft, provocando uma falha na nuvem que fez com que o Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como a “Tela Azul da Morte”.
  • Segundo a CrowdStrike, não se tratou de um incidente de segurança ou de um ataque cibernético.
  • O problema foi corrigido ainda na sexta, mas foi informado que um impacto residual permaneceria por alguns dias até que tudo se restabelecesse.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.