O Google retirou o anúncio publicitário “Dear Sydney” de sua cobertura das Olimpíadas após uma enxurrada de críticas. O comercial de 60 segundos mostra um pai usando a ferramente da inteligência artificial (IA) Gemini para escrever uma carta de fã para a atleta Sydney McLaughlin-Levrone, em nome de sua filha.

Em vez de ajudar a filha a escrever a carta, o pai deixou que a IA fizesse o trabalho, levando a uma reação negativa online.

publicidade

A repercussão foi imediata nas redes sociais, com muitos usuários — principalmente nos Estados Unidos onde o anúncio foi veiculado — criticando o anúncio por perder o significado de uma carta de fã. A crítica é de que uma carta deve ser uma conexão sincera e pessoal, algo que uma IA não pode capturar.

gemini anúncio
“Gemini, ajude minha filha a escrever uma carta”, pede um pai no anúncio contestado do Gemini, IA do Google. (Imagem: Google / Reprodução)

Assista ao vídeo da campanha publicitária do Google abaixo:

publicidade

Google responde às reações negativas ao anúncio do Gemini

Em resposta, o Google afirmou em um comunicado para diversos veículos, como CBS e Variety, que a intenção do anúncio não era sugerir que a IA poderia substituir completamente a escrita humana. A empresa explicou que o objetivo era demonstrar como o aplicativo Gemini pode servir como ponto de partida para escrever.

Acreditamos que a IA pode ser uma ótima ferramenta para aprimorar a criatividade humana, mas nunca pode substituí-la. Nosso objetivo era criar uma história autêntica celebrando a Equipe dos EUA. O anúncio retrata uma entusiasta de atletismo da vida real e seu pai, e busca mostrar como o aplicativo Gemini pode servir como ponto de partida, inspiração ou rascunho inicial para quem procura ideias para escrever.

Google em comunicado

Leia mais:

Gemini, IA do Google, é centro de polêmica envolvendo anúncio voltado para as Olimpíadas de Paris 2024. (Imagem: dennizn / Shutterstock.com)

Outras polêmicas envolvendo IA

  • Este não é o primeiro caso de uma grande empresa de tecnologia enfrentando críticas por promover o uso de IA em anúncios.
  • Recentemente, a Apple também foi criticada por seu comercial “Crush”, que mostrava ferramentas criativas sendo esmagadas em um novo iPad.
  • Essas campanhas têm gerado preocupações sobre o impacto da tecnologia nos trabalhos criativos e na autenticidade das conexões humanas.
  • No centro do debate, está a questão da autenticidade.
  • Muitos acreditam que o valor de uma carta de fã está na sinceridade e no esforço de quem a escreve, algo que se perde quando uma IA entra em cena.