O Banco Central (BC) confirmou nesta sexta-feira (2) que os testes do PIX por aproximação começam em novembro deste ano, com previsão de liberação para toda a população a partir de fevereiro de 2025.

Condições e limites para a realização de operação durante a primeira etapa de uso ainda serão divulgadas, informou a instituição.

publicidade

Como funciona o novo PIX por aproximação

  • A nova modalidade de pagamento irá funcionar usando carteiras digitais e sem precisar abrir o aplicativo do seu banco;
  • Ao aproximar o celular da maquininha de cobrança, o valor será debitado automaticamente do saldo da conta corrente;
  • Para o processo funcionar, é preciso se cadastrar no Open Finance, ferramenta que compartilha os seus dados e transações com mais de uma instituição financeira;
  • Ainda não foi definido até quando vai o primeiro período de testes do PIX por aproximação.
PIX por aproximação
Nova funcionalidade promete garantir mais segurança nos pagamentos, sobretudo na identificação dos clientes. Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock

Leia mais

A maioria dos bancos terá que participar dos testes (99% das instituições, segundo o BC). A ideia é que os consumidores não precisem mais abrir o aplicativo do banco para fazer um PIX, facilitando os pagamentos por meio do sistema.

publicidade
PIX
O PIX por aproximação irá funcionar usando carteiras digitais e sem precisar abrir o aplicativo do seu banco para realizar pagamentos. (Imagem: Marciobnws/Shutterstock)

Carteira digital do Google vai receber pagamentos por PIX

O Google anunciou recentemente uma parceria com o C6 Bank e o PicPay que permitirá realizar pagamentos via PIX em sua carteira digital. Inicialmente, o recurso estará disponível para alguns usuários e haverá limite para as transações.

Segundo a empresa, as transferências poderão ser feitas usando chave de pagamento, através da leitura de QR Code e PIX copia e cola. Saiba mais sobre a novidade aqui.