Imagem: Mongta Studio/Shutterstock
Uma pesquisa da NordVPN aponta que o Brasil é o segundo país mais afetado no mundo com o roubo de cartões de pagamento. Mais de 600 mil cartões foram comprometidos e tiveram suas informações vendidas na dark web em todo o planeta. Deste total, mais de 39 mil foram em território brasileiro.
De acordo com o levantamento, o Brasil só fica atrás dos Estados Unidos, onde 73 mil informações de cartões foram roubadas. A Índia fica na terceira posição, com mais de 35 mil casos.
Segundo a NordVPN, o processo de roubo de dados começa com a instalação de um malware, um tipo de software malicioso, projetado para explorar vulnerabilidades em redes e dispositivos. Essa instalação pode acontecer com e-mails de phishing, em que golpistas enviam a mensagem com o intuito de enganar a vítima para conseguir informações confidenciais, downloads de softwares infectados ou pelo acesso a sites maliciosos, por exemplo.
Uma vez instalado no dispositivo, o malware consegue coletar diversas informações sensíveis, que vão desde credenciais e logins até detalhes de cartões de crédito. Estes dados então são enviados diretamente para servidores de hackers, que costumam ou vender as informações que conseguiram na dark web ou já utilizá-los para operações fraudulentas.
Com as informações roubadas, é possível fazer compras ou solicitar empréstimos no nome da vítima. As informações são do G1.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de agosto de 2024 09:50