Poderes mágicos, criaturas fantásticas e, claro, transformações! Mahou shoujo, traduzido como “meninas mágicas”, é um popular subgênero de animes e mangás. Nas histórias desse gênero, geralmente acompanhamos uma garota ou um grupo em idade escolar que descobre ter poderes mágicos e deve combater o mal. Esses animes mesclam ação, aventura, comédia e romance.

O gênero surgiu no final dos anos 60 e continua a ser uma influência significativa até os dias de hoje. Além disso, mahou shoujo inspirou produções ocidentais famosas, como Winx Club e W.I.T.C.H.. A seguir, apresento alguns dos animes mais emblemáticos desse gênero!

publicidade

Sailor Moon

Sailor Moon via Toei Animation/reprodução
Sailor Moon via Toei Animation/reprodução
  • Clássico (1992-1997): Disponível no Amazon Prime Video
  • Crystal (2014 – atualmente): Disponível no Crunchyroll
  • Filmes disponíveis na Netflix

Um dos animes mais famosos do gênero shoujo e extremamente popular no mundo todo. Originalmente, “Sailor Moon” é um mangá com desenhos e história de Naoko Takeuchi. O anime fez muito sucesso na TV aberta do Brasil, sendo exibido na Rede Manchete nos anos 1990, na Rede Record nos anos 2000 e no Cartoon Network.

A história acompanha Usagi (ou Serena na dublagem brasileira), uma adolescente de 14 anos. Um certo dia, ela encontra uma gata falante que revela que Usagi é a Sailor Moon, uma guerreira com poderes mágicos que tem a missão de proteger a Terra do mal.

publicidade
Sailor Moon S / Crédito: Toei Animation/reprodução

Leia mais:

Sakura Card Captors

Crédito: Madhouse (reprodução)
  • Exibição original: 1998-2000

Exibido na TV Globinho (Rede Globo), Cartoon Network e Canal Loading, “Sakura Card Captors” é uma adaptação do mangá do grupo de mangakás femininas Clamp e é um dos títulos mais famosos do gênero.

publicidade

Sakura é uma garota de 10 anos que acidentalmente abre o Livro Clow, liberando 52 cartas mágicas que se espalham pela cidade. Com a ajuda de Kerberos, o guardião das cartas, Sakura recebe a missão de capturá-las, usando seu báculo mágico e os poderes das cartas já obtidas para enfrentar os fenômenos estranhos causados por essas cartas.

Guerreiras Mágicas de Rayearth

Crédito: TMS (reprodução)
  • Exibição original: 1994-1995
  • Disponível para assistir no Amazon Prime Video

Mais uma obra do grupo Clamp, com um remake previsto para 2024. No Brasil, a série teve sua exibição na TV aberta pelo SBT entre 1996 e 1997, tornando-se um dos mais famosos do gênero no país.

publicidade

A trama foca em três meninas da oitava série que, durante uma excursão à Torre de Tokyo, são transportadas para o mundo mágico de Cephiro. Elas foram convocadas pela Princesa Emeraude, que foi sequestrada pelo vilão Zagato, e a magia que sustenta o mundo está enfraquecendo. Lá, cada uma delas recebe armas e poderes mágicos para cumprir a missão de salvar o mundo.

Himitsu no Akko-chan (O Segredo de Akko-chan)

Crédito: TV Asahi (reprodução)
  • Exibição original: 1969-1970
  • Remake: 1988-1989

Série de mangá e anime pioneira no gênero Mahou Shoujo, lançada no Japão durante a década de 1960. Infelizmente, nunca chegou ao Brasil de forma oficial.

A história gira em torno de Atsuko Kagami, uma menina do ensino fundamental que tem uma afinidade especial por espelhos. Um dia, seu espelho favorito, que lhe foi dado por sua mãe, se quebra. A garota então prefere enterrá-lo no quintal em vez de jogá-lo no lixo.

Por isso, o espírito dos espelhos, tocado pelo respeito da menina, a presenteia com um espelho mágico e a ensina encantamentos que lhe permitem se transformar em qualquer coisa que desejar.

Bia, a Pequena Feiticeira (Majokko Megu-chan)

Crédito: Toei Animation (reprodução)
  • Exibição original: 1974-1975

Um dos títulos mais importantes e definidores do gênero mahou shoujo. No Brasil, este anime não teve exibição na TV. Porém teve um lançamento direto para o mercado de Home Vídeo (VHS) pela Phoenix Home Video com o mesmo nome usado em Portugal.

A história gira em torno da jovem bruxa poderosa, mas desajeitada, Bia, que vem à Terra como parte de sua iniciação para ser uma das candidatas a rainha do Mundo das Bruxas.

Na Terra, ela é adotada por Mami, uma ex-bruxa que desistiu de suas ambições para se casar com um mortal. Bia agora será treinada por Mami para aprender mais sobre a magia e sobre a vida na Terra.

Cutie Honey

Crédito: Toei Animation (reprodução)
  • Exibição original: 1973 + vários remakes e adaptações

Conhecido por ser um dos pioneiros no gênero de mahou shoujo e por sua mistura de ação e comédia, Cutie Honey é uma obra criada por Nagai Go, um dos mangakás mais importantes de todos os tempos. 

Crédito: Toei Animation (reprodução)

A série segue a história de Honey Kisaragi, uma jovem que se transforma em uma poderosa guerreira para combater o mal. Após seu pai ser morto por uma organização criminosa, Honey descobre que é, na verdade, uma androide. 

Ao dizer a frase “Honey Flash,” ela se transforma em uma garota com poderes e habilidades especiais, e deve enfrentar o maligno Panther Zora e sua organização criminosa.

Puella Magi Madoka Magica

Crédito: Shaft (reprodução)
  • Exibição original: 2011 + 3 filmes (2012-2013)

Conhecido por subverter muitos dos tropos clássicos do gênero Mahou Shoujo, Puella Magi Madoka Magica apresenta uma abordagem mais sombria.

A estudante Madoka Kaname e sua amiga Sayaka Miki encontram uma criatura mágica chamada Kyubey, que oferece um contrato para realizar qualquer desejo em troca de poderes mágicos para combater bruxas.

No entanto, uma aluna transferida, Homura Akemi, tenta a todo custo impedir que Madoka aceite o contrato e se torne uma garota mágica.

As Super Gatinhas (Tokyo Mew Mew)

Crédito: Pierrot (reprodução)
  • Exibição original: 2002-2003

Com exibição no braisl pelo canal a cabo cartoon network no ano de 2006, as  “As Super Gatinhas” é um anime que adapta o manga de mesmo nome com autoria de eiko Yoshida e Mia Ikumi de 2000 a 2003.

A história segue cinco garotas que recebem DNA de animais em extinção, conferindo-lhes poderes especiais que lhes permitem se transformar nas “Mew Mews”. Lideradas por Ichigo Momomiya, essas garotas defendem a Terra de alienígenas que desejam “reclamá-la”.