É cientificamente comprovado: os “unicórnios” existiram de verdade – mas não do jeito que você deve estar imaginando. O termo foi usado para nomear uma besta de 3,5 toneladas bem diferente da criatura alada que vemos nas histórias de fantasia: o Elasmotherium, espécie de rinoceronte gigante que viveu na Eurásia e ganhou o nome de “unicórnio da Sibéria”.

• A Ciência já comprovou que os “unicórnios” existiram — mas, ao contrário do que costumamos imaginar, sua aparência não era como nos contos de fadas;
  • O Elasmotherium foi uma espécie de rinoceronte gigante apelidada de “unicórnio da Sibéria” – graças ao seu chifre que podia alcançar cerca de 2 metros de comprimento;
  • Estimava-se que a espécie havia sido extinta há aproximadamente 200 mil anos, mas um estudo descobriu que o unicórnio chegou a conviver com os humanos modernos;
  • Os pesquisadores indicam que a espécie só entrou em extinção há cerca de 39 a 35 mil anos;
  • Acredita-se que a extinção do unicórnio da Sibéria tenha acontecido por conta das mudanças ambientais, devido seu baixo alcance geográfico, tamanho populacional e a lenta taxa de reprodução.
Fóssil ajudou a corrigir data de extinção do “unicórnio da Sibéria”. (Imagem: VPales/Shutterstock)

Com um chifre que podia alcançar quase 2 metros de comprimento, a espécie era considerada extinta há cerca de 200 mil anos. Porém, graças a um estudo publicado na Nature Ecology & Evolution, descobrimos que, na verdade, os unicórnios da Sibéria chegaram a conviver com os seres humanos modernos, tendo sobrevivido até ao menos 39 mil anos atrás.

‘Unicórnios da Sibéria’ foram extintos há cerca de 39 mil anos

A descoberta foi feita graças a um crânio de Elasmotherium datado em menos de 40 mil anos. Junto a uma série de outros fósseis descobertos por pesquisadores da Rússia e da Holanda, o espécime – que atualmente está no Museu de História Natural de Londres – ajudou a corrigir a estimativa de extinção dos unicórnios da Sibéria para cerca de 39 a 35 mil anos atrás – coincidindo com a dos neandertais.

Chifre do “unicórnio da Sibéria” podia alcançar 2 metros de comprimento. (Imagem: Mercury Green/Shutterstock)

No estudo, os pesquisadores explicam os possíveis motivos por trás da extinção dos unicórnios: “O alcance geográfico persistentemente restrito do Elasmotherium (também provavelmente ligado ao seu habitat especializado), o baixo tamanho populacional e a lenta taxa de reprodução associada ao seu grande tamanho o teriam predisposto à extinção diante das mudanças ambientais.”

“A extinção poderia, teoricamente, ter sido exacerbada pela pressão da caça humana, dada a substituição do H. neanderthalensis pelo H. sapiens na Eurásia. Atualmente não há registro de restos da espécie em nenhum sítio arqueológico, e as pouquíssimas representações sugeridas do Elasmotherium na arte paleolítica não são convincentes.”