Estes são alguns destaques da edição desta segunda-feira (05):

“É uma mudança de paradigma”, diz cientista do Perseverance sobre indícios de vida em Marte

Na última semana, uma nova descoberta do Perseverance pode ter encontrado algo buscado há muito tempo: vida em Marte. Mas é preciso ter calma, as amostras ainda são iniciais e a confirmação se os elementos encontrados realmente são orgânicos só poderá ser feita (o que deve levar bastante tempo). De acordo com uma das pesquisadoras que atuam no projeto do rover, esses novos indícios podem ser uma grande mudança de paradigma.

publicidade

A Neuralink implantou um chip cerebral num segundo paciente. É o que disse o dono da empresa, Elon Musk, durante um episódio de oito horas (sim, você leu certo) no qual conversa com Lex Fridman, pesquisador do MIT.

Nova Arca de Noé? Lua pode ajudar a salvar espécies ameaçadas

Cientistas propuseram, num estudo recente, aproveitar o frio extremo da Lua para preservar naturalmente células animais. É como se fosse uma mistura de Arca de Noé com câmara de criogenia.

publicidade

Estudo lista 14 fatores que reduzem o risco de demência

O número de casos de demência tem aumentado nos últimos anos. Para se ter uma ideia, eram 57 milhões de diagnósticos em 2019. Já para 2050, a previsão é que sejam 153 milhões de casos em todo o mundo. Na contramão dessa tendência, um novo estudo apontou que 14 fatores podem reduzir o risco da condição neurodegenerativa.

Jeito peculiar de estrela girar é um mistério para a ciência

A rotação da estrela V889 Herculis desafia o que astrônomos sabem sobre estrelas. Geralmente, elas giram mais rápido no meio (equador) do que nos polos. É assim no nosso Sol, por exemplo. Já na V889 Herculis, a rotação é mais rápida nas latitudes médias – região entre equador e polos. E isso é um mistério.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!