O mundo muda constantemente, e o segmento automotivo acompanha essa evolução, apresentando cada vez mais tecnologia e modernidade aos veículos. Hoje em dia, vemos cada vez mais carros elétricos nas ruas, o que mudou também o foco dos interessados no assunto, que agora se preocupam com o tamanho das baterias.
Isso se deve pelo fato de que, quanto maior forem e mais capacidade as baterias tiverem, mais alcance por carga ou autonomia o veículo elétrico terá. E, com certeza, isso conta muito atualmente.
Caso você esteja pensando em adquirir um carro elétrico, mas ainda tem dúvidas sobre a infraestrutura de recarga, além do tamanho da bateria, acompanhe nossa lista com os 10 veículos com as maiores baterias do mundo.
Vale ressaltar que, infelizmente, muitos desses modelos ainda não são vendidos no Brasil, mas ainda assim é interessantes saber que as marcas estão trabalhando nessa questão.
Os 10 carros elétricos com as maiores baterias e autonomias
10. Lucid Air (112 kWh)
É considerado um dos carros elétricos mais potentes do mundo, sendo rival de peso para o Tesla nos Estados Unidos. O Lucid Air apresenta um conjunto de baterias de 112 kWh, o que é suficiente para dar ao esportivo um alcance de até 758 quilômetros por carga, de acordo com o padrão EPA.
Esse padrão é considerado mais rigoroso que o WLTP, mas não tanto quanto o Inmetro, mas as medições nesses ciclos são desconhecidas.
9. Rimac Nevera (120 kWh)
Assim como o anterior, o modelo é um superesportivo com muita beleza, lixo, potência e autonomia. Ele conta com quatro motores elétricos que entregam 1.9114cv de potência e 234,5 kgf/m de torque, que são capazes de fazer o carro alcançar 412 km/h.
Além de rápido, ele também é muito bom em alcance por carga, já que seu sistema de baterias possui 120 kWh. De acordo com a marca croata, o veículo pode rodar até 550 quilômetros por carga.
Leia mais:
- Os carros elétricos mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2024
- 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
- Qual é o carro elétrico mais barato do Brasil?
8. Pininfarina Battista (120 kWh)
Ele foi desenvolvido pelos designers da Automobili Pininfarina, sendo um potente veículo de 1.900 cv e uma aceleração ainda mais impressionante do que a do modelo anterior, o Rimac Nevera.
O carro é capaz de chegar do 0 absoluto aos 100 km/h em menos de 2 segundos e, por isso, roda um pouco menos do que o outro, 476 quilômetros por carga, ainda que tenha os mesmos 120 kWh do rival.
7. Vinfast VF9 (123 kWh)
O veículo é conhecido como “Tesla do Vietnã”, sendo o primeiro da lista que está fora do âmbito dos superesportivos, surpreendendo com sua alta qualidade. O Vinfast VF9 apresenta um conjunto de baterias de 123 kWh, o que dá ao carro até 594 quilômetros de autonomia por carga.
O SUV tem 7 lugares e foi desenvolvido com a ajuda dos designers da Pininfarina, sendo vendido em grandes centros fora da Ásia, como os Estados Unidos.
6. Ford F-150 Lightning (131 kWh)
Esse é um representante do segmento das caminhonetes na lista de carros elétricos com as maiores baterias do mundo. O veículo é um fenômeno de vendas nos Estados Unidos, e foi lançado em duas versões.
Na mais completa, um conjunto de baterias de 131 kWh promete rodar até 514 quilômetros por carga. Parece não fazer sentido que as baterias são maiores que o modelo anterior e a autonomia menor: isso acontece por diversos fatores, como o tamanho da picape, que é bem maior do que o SUV.
5. Nio ET7 (140 kWh)
O veículo da empresa chinesa é um coupé elegante, com design parecido com os modelos da Tesla, e apresenta versões com três tamanhos diferentes de bateria. A maior delas é de 140 kWh, que equipa a versão com dois motores elétricos e mais de 600cv de potência.
De acordo com a marca, o conjunto de baterias do Nio ET7 topo de linha é capaz de fazer o carro rodar até 1.032 quilômetros sem precisar de recarga.
4. Rivian R1T (170 kWh)
Esse modelo é considerado pela Tesla como uma das principais rivais da futura Cybertruck, não somente pelo tamanho e robustez, mas também pela alta tecnologia e ótima autonomia do conjunto de baterias.
Apresentada em três versões, a picape conta com um alcance de quase 650 quilômetros em sua variação topo de linha, por conta das baterias de 170 kWh. Seus quatro motores elétricos ainda entregam 824cv de potência e 92,5 kgf/m de torque.
3. Tesla Roadster (200 kWh)
No pódio, vemos o representante da marca que é referência do segmento de carros elétricos, o Tesla Roadster, que tem baterias com 200 kWh de capacidade. Isso é suficiente para rodar impressionantes 1.014 quilômetros por ciclo de carga. Porém, o único problema é que o modelo, por enquanto, ainda está na fase dos protótipos.
2. GMC Hummer (212 kWh)
O modelo é, provavelmente, o mais imponente da lista, sendo uma picape elétrica que também é apontada como rival da Tesla Cybertruck. A Hummer pesa 4.111 quilosl, sendo 1.325 apenas em seu sistema de baterias. Por isso, mesmo com a capacidade de 212 kWh, a autonomia desse carro com mais de 1.000cv de potência não é tão alta, sendo pouco mais de 500 quilômetros.
1. RAM 1500 REV (229 kWh)
O topo da lista foi revelado durante a última edição do Super Bowl, e ainda não chegou ao mercado, com data prevista para o lançamento oficial para 2025. A caminhonete vai ser oferecida em duas versões, sendo que a mais simples terá baterias de 168 kWh, e a topo de linha terá 229 kWh de capacidade. Isso a fará rodar até 804 quilômetro por ciclo de carga.