A Joby Aviation, fabricante de táxis aéreos elétricos, anunciou nesta terça-feira (6) que solicitou formalmente que sua aeronave seja certificada para uso também na Austrália. 

Segundo a Reuters, o pedido à Autoridade de Segurança da Aviação Civil da Austrália para uma validação de certificação aproveita um acordo bilateral entre reguladores dos EUA e da Austrália para reconhecimento mútuo de aprovações e certificações de aviação. 

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O que você precisa saber: 

  • A Joby Aviation anunciou em junho que a Administração Federal de Aviação (FAA), regulador de aviação dos EUA, autorizou o uso do software interno da fabricante para seus táxis aéreos; 
  • Conforme comunicado da empresa, o sistema operacional realiza tarefas como gerenciar a carga de trabalho dos pilotos e combinar passageiros com aeronaves disponíveis — bem como ocorre em aplicativos de carona, como Uber; 
  • A certificação de tipo da FAA solicitada à Austrália exige que uma empresa realize testes e documentação rigorosos em cada sistema da aeronave para provar que a aeronave atende aos padrões de segurança e está pronta para operação comercial; 
  • A empresa planeja iniciar o serviço comercial de passageiros em 2025 e atualmente está na terceira fase de um processo de cinco etapas de certificação com a FAA dos EUA; 
  • A Joby também solicitou que seu certificado de tipo FAA fosse validado pelo Japan Civil Aviation Bureau e pela Civil Aviation Authority do Reino Unido. 
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Imagem: ARVD73/Shutterstock

As viagens de táxi aéreo, também conhecidas como aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL), surgiram nos últimos anos com a promessa de descongestionar as viagens urbanas, oferecendo deslocamentos mais rápidos dentro da cidade. 

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Ao contrário dos concorrentes eVTOL como Archer Aviation e Beta Technologies, que pretendem vender aeronaves diretamente para companhias aéreas e empresas de logística, o modelo de negócios de Joby se assemelha mais aos aplicativos de transporte compartilhado.

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O objetivo é que os clientes possam solicitar uma viagem em um táxi aéreo próprio operado pela empresa, como um Uber — a aprovação de seu sistema operacional completou esse passo.  

A aeronave eVTOL da Joby foi projetada para transportar um piloto e quatro passageiros a velocidades de até 320 km/h.