Chimpanzés conseguem pronunciar uma palavra humana; saiba qual

Durante um novo estudo, pesquisadores concluíram que os chimpanzés são capazes de pronunciar a palavra "mamãe"
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 06/08/2024 11h37
shutterstock_2358828333-1-1920x1080
Imagem: Wirestock Creators/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas descobriram mais uma capacidade impressionante dos chimpanzés. Durante estudo, eles concluíram que os animais são capazes de pronunciar a palavra ‘mamãe’. A descoberta pode oferecer algumas pistas importantes sobre como a fala evoluiu.

Capacidade da fala pode não ser exclusiva dos humanos

  • A capacidade de falar é talvez a característica mais importante que nos diferencia de outros animais.
  • Isso permitiu que os primeiros humanos cooperassem e acumulassem conhecimento ao longo das gerações.
  • Mas a verdade é que os nossos ancestrais comuns com os chimpanzés já tinham cérebros equipados com alguns dos blocos de construção necessários para falar.
  • Muitos estudos já foram realizados na tentativa de fazer macacos pronunciarem palavras humanas.
  • E agora um deles chegou a este resultado.
  • A descoberta foi descrita em pesquisa publicada na revista Scientific Reports.
Chimpanzé
Chimpanzés podem pronunciar palavras (Imagem: shutterstock/Ondrej Prosicky)

Leia mais

Chimpanzés pronunciaram a palavra “mamãe”

Os pesquisadores do novo estudo afirmam que sempre acreditaram que os animais estavam sendo subestimados. Em trabalhos anteriores eles sugeriram que os macacos são capazes de aprender a vocalizar sons.

Orangotangos selvagens em grupos vizinhos emitem chamados diferentes, por exemplo. Em zoológicos, eles aprenderam a imitar o apito de um zelador.

Foi esse o ponto de partida para procurar gravações feitas no passado. A equipe, então, encontrou um documentário de 1959 no qual um chimpanzé parece dizer “papa” três vezes e “copo” uma vez. Os cientistas gravaram a si mesmos dizendo as mesmas palavras e descobriram que emitiam o padrão de som do primata, sugerindo que de fato o macaco havia aprendido a dizer algo novo.

chimpanzé cromossomos
Palavras faladas pelos animais eram diferentes das versões humanas (Imagem: KensCanning/Shutterstock)

No entanto, as palavras ditas pelo animal eram diferentes. Ele produzia dois sons de “puh” estalando, sem nenhuma vogal. Ela disse “copo” da mesma forma, fazendo apenas um som de “c” seguido por um “p”.

Em outro vídeo, os pesquisadores identificaram um chimpanzé chamado Johnny que viveu no Santuário de Primatas Suncoast em Palm Harbor, na Flórida. O animal parece dizer “mama” (“mamãe” em português) em resposta ao incentivo de uma mulher.

A equipe ainda encontrou informações de 1962 sobre uma chimpanzé fêmea na Itália chamada Renata. Ela também emitiu algo que soava como “mamãe”.

No novo estudo, os cientistas analisaram como Johnny e Renata diziam a palavra. Seus sons se assemelhavam mais à versão de “mamãe” humana. Isso significa que os dois macacos conseguiram adicionar uma vogal após uma consoante.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.